Buscar no site

Prefeitura repassa recursos para manutenção dos serviços SUS na Santa Casa de Assis

Prefeito de Assis, juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, repassam recurso para a Santa Casa de Assis, visando amenizar déficit gerado pela defasagem dos repasses do SUS

Assessoria

  • 23/03/23
  • 09:00
  • Atualizado há 53 semanas

O Prefeito Municipal de Assis, José Fernandes, imbuído pelo propósito de prestar assistência à população, e compreendendo o déficit que existe entre o custo real dos procedimentos e os defasados valores repassados pelo Ministério da Saúde para a manutenção dos atendimentos e internações de pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), fez um repasse para a Santa Casa de Assis, visando a manutenção dos serviços.

Os hospitais filantrópicos de todo o país vem "amargando" déficits significativos, pois os valores estabelecidos pela tabela SUS estão "congelados" há mais de 15 anos. Nos últimos anos a situação de todas as instituições filantrópicas se agravou demais, diante das altas nos preços dos insumos, materiais, medicamentos, oxigênio, dentre outros. Repetindo-se, um elevadíssimo déficit entre os repasses do Ministério da Saúde e o custo real dos procedimentos, um verdadeiro abismo.

Diante desta difícil realidade, as instituições em todo o país têm se organizado para repor esses déficits por meio da destinação de emendas parlamentares, um apoio praticado por senadores, deputados federais e estaduais e vereadores. Muitas empresas e a população em geral têm também realizado doações e atividades beneficentes, de acordo com as estratégias que vão sendo implementadas pelas equipes.

Divulgação - Coordenador Assistencial da Santa Casa de Assis Edmar Luis de Oliveira, vice prefeito Aref Sabeh, prefeito José Fernandes, provedora da Santa Casa de Assis Profª. Drª. Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade - Foto: Divulgação
Coordenador Assistencial da Santa Casa de Assis Edmar Luis de Oliveira, vice prefeito Aref Sabeh, prefeito José Fernandes, provedora da Santa Casa de Assis Profª. Drª. Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade - Foto: Divulgação

A Santa Casa de Assis tem trilhado este caminho e além disso, também melhorado significativamente a qualidade do atendimento de pacientes particulares e de convênios privados, por onde entram os recursos que têm diminuído esse déficit do SUS. Em 2022, por exemplo, o déficit no ano foi de R$ 3.133.393,78, e só não foi maior, porque a Instituição conseguiu minimizar o impacto com os recursos dos atendimentos particulares e de convênios privados, emendas e doações.

Assim, compreendendo a gravidade da situação, o Prefeito da cidade de Assis, estudou com sua equipe uma forma de oferecer à Instituição Hospitalar, que é referência para Assis e região, uma contrapartida do Município no valor de R$ 1.000.000,00 (hum milhão de reais) para que a assistência à saúde aos munícipes continuasse sendo de alta qualidade.

"Como cidadãos Assisenses e como integrantes da Equipe Santa Casa de Assis registramos nosso reconhecimento e gratidão pela iniciativa nesse repasse. Sabemos que o valor destinado será empregado criteriosamente e responsavelmente, conforme vem ocorrendo na Santa Casa de Assis, como mostram os relatórios com dados financeiros e de produção disponíveis no site da Instituição. E ressaltamos que, o movimento do gestor da cidade na direção da promoção da saúde, o destaca dentre aqueles que se sensibilizam com a necessidade de acudir a população em uma de suas necessidades mais prementes, a saúde. Que Deus abençoe a todos e em especial a população de Assis que merece a nossa dedicação e o nosso amor", disse a provedora Profª. Drª. Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade.

A Santa Casa de Assis parabeniza o senhor prefeito, o vice-prefeito senhor Aref Sabeh, também a Secretária da Saúde Cristiani Silvério de Andrade Bussinati e sua equipe, bem como o senhor Paulo Delchiaro presidente do Conselho de Administração da Instituição, o Conselho Municipal da Saúde, a Câmara Municipal de Assis, os senhores Percy Cidin Amêndola Speridião e Felipe Ramos Siqueira, da Secretaria da Fazenda, pois todos juntos contribuíram para a viabilidade da proposta.

Receba nossas notícias em primeira mão!