26 de Maio de 2022
20º/30º
Notícias - Local

Professora da Unesp de Assis lança livro de poesia 'Olho de Boca'

Conheça os detalhes da obra de Janaina Sales

Morando em Assis desde 2010, a doutoranda e professora da Unesp, Janaína Sales, de 30 anos, lançou neste mês de maio 'Olho de Boca', seu primeiro livro de poesia.

Com uma carreira voltada para a educação da língua e pesquisas, a autora sempre teve um fascínio pela poesia, desde sua primeira infância. "Ainda criança, eu mantinha caderninhos com versinhos, quadrinhas, que eu gostava de memorizar e recitar sozinha", conta a escritora.

Janaina atua como professora-bolsista no Departamento de Letras Modernas na FCL Unesp de Assis e ministra aulas de língua francesa aos alunos de graduação. "Na escola, fui sempre muito atenta aos trechos literários contidos nos livros e gostava de memorizá-los e de dizê-los em voz alta, como quem saboreia as palavras", aponta.

Divulgação - Janaina Sales, escrito do livro 'Olhos de Boca' - Foto: Divulgação
Janaina Sales, escrito do livro 'Olhos de Boca' - Foto: Divulgação


A menina nascida e criada em Piedade, no Estado de São Paulo, trilhou caminhos na música, com aulas de piano, canto coral e iniciação musical e acredita que esse conjunto de atividades na infância a levou diretamente para a paixão com as poesias.

"Hoje, com trinta anos, estou publicando meu primeiro livro de poesia chamado 'Olho de Boca'. É um livro de uma fala muito íntima, de imagens que brincam de desmontar a realidade e de trazer à tona o sonho, o desejo, os segredos. É um devaneio líquido", revela Janaina.

Com imagens de embarcações, animais aquáticos, daquilo que corre e que já passou, a poesia é um flagrante do instante. É isso que a autora tenta trazer: o momento da beleza.

"A poesia não comunica nada, não fala de nada. Por isso que é tão difícil responder a essa pergunta "sobre o que fala o seu livro?". Cada leitor encontrará sua resposta e eu espero que sejam muitas ou nenhuma", diz a autora.

Divulgação


Questionada sobre as inspirações que a levaram a produzir a obra, Janaina afirma acreditar que a escrita é um exercício não só de transformar aquilo que já foi visto, mas de revelar uma outra face de tudo que já existe e que está ao alcance das vistas.

"É também abrir o peito para a percepção. Os olhos, os ouvidos, a boca. Quem escreve, antes de mais nada, observa. A minha motivação para a escrita vem dessas observações cotidianas", finaliza Janaína.

Para conhecer o trabalho da escritora e prestigiar a obra 'Olho de Boca' basta clicar aqui e acessar o link de compra, ou acompanhar Janaina pelo instagram @jan_ainda.

Janaina informa que fará um lançamento oficial e presencial em Assis, ainda sem data marcada, e em São Paulo no Patuscada Bar e Livraria, que é a livraria da Editora Patuá, localizada na Vila Madalena, uma das principais editoras independentes do país, que já foi ganhadora e finalista em diversos prêmios literários e ganhou, junto aos autores, três vezes o Prêmio Jabuti.
Redação AssisCity
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM