O publicitário assisense José Carricondo, dono da marca Mundozinhos, foi o ganhador do prêmio PHotoFUNIBER'22, da Fundação Universitária Ibero-americana (FUNIBER) do Brasil.
José conquistou o prêmio na categoria 'Natureza', com a foto intitulada 'Fogo', na qual retrata um incêndio consumindo parte de uma área verde.
Foi a primeira vez que José participou do concurso, que já está em sua 4° edição, e a ideia principal do publicitário era fazer um contraponto aos ganhadores da categoria 'Natureza', nos anos anteriores.
"Eu observei que os vencedores das edições passadas levavam fotos de animais silvestres ou flores. Assim, pensei em mostrar a realidade das florestas do Brasil, as quais estão sendo consumidas pelo fogo. Minha fotografia é de uma pequena mata em chamas, onde o verde dá lugar ao cinza. A foto foi tirara em Assis, na época de seca", explica José Carricondo.
Foto premiada 'Fogo' - Imagem: José Carricondo
A foto do publicitário foi escolhida pelo júri do concurso, que contou com os pessoas de renome como Mônica Miranda, Silvana Mendes e Pauliana Valente Pimentel.
"A fotografia é realista e trágica. No entanto, parece uma pintura abstrata por causa das formas e cores. Mas, quando olhamos de perto, é a selva carbonizada", comenta Silvana Mendes.
No âmbito da Obra Cultural da FUNIBER foi criado o concurso PHotoFUNIBER'22 a fim de reivindicar um olhar que reflete a diversidade, a beleza, o mistério e a fragilidade do planeta, a cooperação social, a perfeição ou a imperfeição e a solidariedade.
Além de uma premiação em dinheiro, José também garantiu uma bolsa de 80% para estudar na FUNIBER.
Com o nome de Mundozinhos, a página do Instagram mistura fotos em formato de asteroide 360º, com a proposta de retratar cada cenário em "os mundos do mundo".