Buscar no site

Quatá recua da fase 3 para a fase 1 da flexibilização da quarentena e Assis se mantém na fase 2

João Ramalho também recuou para a fase 1

G1

  • 10/06/20
  • 14:00
  • Atualizado há 201 semanas

Após uma semana e meia de flexibilização das atividades econômicas em cidades do estado de São Paulo, o governador de SP, João Doria informou em coletiva de imprensa que regiões do interior do estado terão que recuar no plano de retomada da economia.

Uma delas é a região de Bauru, que estava na fase 3 (amarela no mapa) e terá que recuar para fase 2 (laranja). Marília, à qual Assis pertence e que já estava na fase 2, se manteve nesse mesmo patamar.

Duas cidades da região centro-oeste paulista, Quatá e João Ramalho, que pertencem a Diretoria Regional de Saúde de Presidente Prudente, recuaram da fase 3 para fase 1 (vermelha).

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômica, Patricia Ellen, o interior de SP apresentou um aumento grande na disseminação dos casos de Covid-19, embora a taxa de ocupação dos leitos hospitalares ainda esteja sob controle.

Durante a coletiva, ela destacou que a região metropolitana e litoral registraram uma desaceleração no avanço do vírus, o que não ocorreu no interior.

"No interior a mensagem é diferente, nós vamos ter que endurecer as medidas restritivas. Houve um aumento da propagação da pandemia, apesar da ocupação hospitalar está sob controle na maioria das regiões."

Divulgação - Mapa do interior de São Paulo de como era e como ficou com a nova configuração da flexibilização
Mapa do interior de São Paulo de como era e como ficou com a nova configuração da flexibilização

Confira abaixo o que é permitido em casa fase

Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais

Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições

Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores

Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3

Fase 5, azul: "Normal controlado" - todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene.

A definição estabelece que setores da economia que desejam a reabertura devem apresentar planos com protocolos para a Prefeitura. Caberá à gestão municipal definir quem e quando poderá reabrir.

A regiões serão avaliadas periodicamente de acordo com os indicadores de saúde, verificando se cumprem os critérios para avançarem a uma fase de maior relaxamento a cada 14 dias ou voltar para uma fase mais restrita a cada 7 dias (ou imediatamente, caso haja evidência da piora da situação).

De acordo com o plano do governo, as prefeituras terão autonomia para flexibilizar setores estabelecidos. Com isso, municípios que estiverem nas fases 2, 3 e 4 poderão flexibilizar determinados setores anunciados anteriormente.

A flexibilização deverá ser feita por decreto pelos prefeitos das cidades observando também os planos regionais.

Receba nossas notícias em primeira mão!