Buscar no site

Sabesp toma medidas emergenciais para evitar falta de água em Assis

Algumas mudanças de hábitos já fazem grande diferença

Assessoria de Imprensa da Sabesp

  • 03/05/21
  • 09:00
  • Atualizado há 151 semanas

Devido a falta de chuvas e ao aumento no consumo de água residencial, decorrente da pandemia, a Sabesp solicita que os moradores de Assis façam uso consciente da água.

A população tem papel importante neste momento e deve, cada vez mais, evitar desperdícios. Pequenas mudanças de hábitos, como fechar a torneira ao escovar os dentes ou ao lavar as louças, tomar banhos breves e não lavar calçadas com mangueiras, já fazem uma grande diferença.

Com o intuito de reforçar o abastecimento, Sabesp e Prefeitura trabalham na retomada da operação de quatro captações emergenciais: duas no Instituto Florestal, uma terceira no Centro Social Urbano e a quarta localizada 2 km abaixo da captação do Cervo. Além disso, dois novos poços profundos estão sendo executados pela Sabesp.

Essas medidas emergenciais, tomadas pela Sabesp e pela Prefeitura, e o uso racional da água pela população são ações necessárias para garantir o abastecimento até que as chuvas voltem a ocorrer em volume que possibilite a reposição dos estoques de água.

Divulgação - Capitação de água do Cervinho
Capitação de água do Cervinho

O monitoramento da empresa indica que o nível da barragem na captação do Cervo está bem abaixo do que o registrado no mesmo período (final de abril) dos últimos anos. Além da captação do Cervo, que é responsável por 70% do abastecimento de Assis, a cidade conta com quatro poços profundos.

Veja outras dicas sobre como utilizar a água de forma consciente:

1. Use vassoura e balde para lavar áreas como garagem, corredores, dentre outras. Não utilize mangueiras.

2. Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água.

3. Não use água corrente para descongelar alimentos.

4. Fique muito atento a possíveis vazamentos. Eles podem passar despercebidos e são grandes causas do desperdício.

Para saber mais, acesse: http://site.sabesp.com.br/site/sociedade-meioambiente/dicas.aspx?secaoId=450

Receba nossas notícias em primeira mão!