Buscar no site

Tarumã - parte da história de Assis por mais de 65 anos

Por Fernando Nascimento

Fernando Nascimento

  • 09/03/23
  • 08:00
  • Atualizado há 59 semanas

5/118

O município de Tarumã, prestes a completar 100 anos de fundação, foi distrito de Assis até 1990, quando foi emancipado, pela Lei Estadual nº 6.645, de 09/01/1990. Por integrar nossa história, vale o registro em nosso Especial.

As informações de hoje foram retiradas integralmente do site https://www.taruma.sp.gov.br/cidade/historia.

Gilberto Lex herdou uma grande gleba de terras de seu pai, Mathiae Lex, imigrante alemão. Esta propriedade era situada entre a cabeceira da Fortuna e o Rio Paranapanema. Dessas terras ele escolheu as que se localizavam na cabeceira do rio Tarumã e fez ali sua fazenda a qual deu nome de fazenda "Dourado Tarumã ". A parte restante de suas terras foi dividida em pequenos lotes, vendidos a pequenos proprietários, que se estabeleceram nas proximidades da fazenda Lex, por volta de 1924.

A partir das transações de venda de terras e com auxílio do engenheiro, Dr. Japolussi, iniciou-se a construção de uma Vila, denominada "Vila Lex", com três ruas principais : a rua do meio, Belizária, e as ruas paralelas, do Comércio e da Paz.

As habitações da época eram construídas de maneira precária e recebiam o nome "Ranchos". O primeiro estabelecimento comercial instalado na vila foi uma farmácia de propriedade do Sr. Lex, ainda em 1924. Inicia-se o progresso, com a chegada de novos moradores e a construção da Igreja e de uma escola.

Um dos meios de diversão e aglomeração de pessoas era o campo de futebol em frente à Igreja. O Sr. Lex, amante do futebol, contratava apenas trabalhadores "bons de bola" para a fazenda.

Divulgação - Tarumã - Foto: Divulgação
Tarumã - Foto: Divulgação

Em 1927, a Vila Lex foi elevada a Distrito, pois já reunia condições econômicas e demográficas para tal. O novo Distrito tomou o nome de uma árvore, naquele tempo comum na região: Tarumã

Surgiram a primeira Banda de Música da cidade, profissionais de saúde e, em 1930, o Cartório de Paz.

Na década de 40, veio uma grande transformação, com a chegada da família Rezende Barbosa, que comprou a Fazenda Nova América e transformou-a em Usina, que absorveu mão-de-obra de toda região, tendo a cana-de-açúcar como principal cultura.

Nas décadas de 50/60 Tarumã já possuía escola de 1º e 2º grau, telefones, centro comercial, automóveis, e o aumento populacional era evidente. Em novembro de 1961 faleceu, aos 81 anos, o pioneiro de Tarumã, Gilberto Lex.

Nas décadas seguintes, os moradores lutaram a favor da emancipação, aprovada através de plebiscito. Em 1º de Janeiro de 1993, a Prefeitura foi inaugurada, sendo empossado como Prefeito o Sr. Oscar Gozzi, coincidentemente, atual prefeito da cidade.

Os laços com Assis não foram rompidos. Ao contrário, as cidades co-irmãs fazem parte do CIVAP, Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema.

Mas, isso será assunto para uma outra ocasião.

Você tem sua história ligada a Assis e Tarumã? Nos conte nos comentários.

O que será que teremos no Especial uma História de amor contada em 118 capítulos em comemoração ao aniversário de 118 anos de Assis? Aguarde…

Receba nossas notícias em primeira mão!