Buscar no site

Teatro Municipal "Padre Enzo Ticinelli" - Um lugar desenhado com maestria

Nos anos de 1940, participante de um grupo de padres italianos do PIME, O Padre Enzo Ticinelli desembarca em nossa cidade

Fernando Nascimento

  • 09/05/23
  • 10:00
  • Atualizado há 49 semanas

66/118

Nossa história de hoje será sobre um dos equipamentos culturais de nossa cidade. A cultura é uma das maiores manifestações de amor de e para um povo. Nas palavras da escritora sueca Selma Lagerlöf, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura em 1909, "cultura é o que fica depois de se esquecer tudo o que foi aprendido".

Nos anos de 1940, participante de um grupo de padres italianos do PIME, O Padre Enzo Ticinelli desembarca em nossa cidade. Amante das artes sacras e maestro, foi idealizador de alguns projetos musicais, durante os oito anos em que permaneceu em Assis.

É de sua autoria o projeto de construção do Centro Católico da Catedral de Assis, com o respaldo da comunidade católica da paróquia da Catedral. O prédio possui linhas originais de modelos e estilos da arquitetura italiana, em especial napolitana. Contava com um fosso de orquestra para músicos de orquestra, hoje coberto com piso.

Divulgação - Inauguração do Centro Católico (Facebook Memórta Fotográfica Assisense) - Foto: Divulgação
Inauguração do Centro Católico (Facebook Memórta Fotográfica Assisense) - Foto: Divulgação

Até 1965 essas instalações abrigaram diversas atividades culturais, como musicais, exibição de filmes e peças teatrais. Depois desse período, funcionou como Cine São Vicente, segundo informações no ano de 1958. Essa nova função do prédio, no entanto, não impediu que fossem mantidas praticamente todas suas características originais.

Já na década de 1980, desativado o cinema, um grupo formado por professores, intelectuais, trabalhadores e profissionais liberais criou a Comissão Pró-Teatro, para preservar o espaço do cinema e voltar às origens, com a sua utilização do local para espetáculos cênicos.

Divulgação - Centro Católico - Foto: Divulgação
Centro Católico - Foto: Divulgação

No dia 17 de setembro de 1982 a lei nº 2.169 autorizou o Poder Executivo local, mediante aluguel, a utilizar o prédio para promoção de artes cênicas e de programações artísticas e culturais no município. Assim surgiu o Cine Teatro São Vicente, tombado pelo CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico em 1986, como um bem cultural de valor histórico.

Em 1990 foi autorizado um crédito especial para a aquisição do imóvel, pela lei nº 2759. No ano seguinte, teve início a restauração e reforma do prédio, com a finalidade de adequá-lo às funções de um Teatro Municipal. Não foi permitida qualquer alteração da planta original.

Em 1992, através do PL 01/92, o então Teatro Municipal tem acrescido o nome de seu grande idealizador, passando a ser chamado de Teatro Municipal "Padre Enzo Ticinelli", inaugurado oficialmente em 25 de abril de 1992 com a apresentação do espetáculo "Quadrante", peça representada pelo ator e autor Paulo Autran.

O Teatro foi de competência da antiga FAC de 1988 até 2017, quando passou a ser administrado pela Secretaria Municipal de Cultura de Assis. Foi realizada a manutenção da fachada do edifício, com adequações referentes à licença para funcionamento (AVCB - Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), instalação de um sistema de escoamento de água com calhas e rufos, construção de banheiros internos acessíveis e averiguação do sistema elétrico com instalação de equipamentos de ar condicionado.

Divulgação - Teatro Municipal - Foto: Divulgação
Teatro Municipal - Foto: Divulgação

Mesmo com todas as obras, uma das características marcantes do local foi mantida: uma das melhores acústicas do estado de São Paulo, em seu palco e caixa cênica. A capacidade de público é de 440 espectadores, e é dotado com acessibilidade.

Hoje, são realizados espetáculos, shows e eventos artísticos e culturais de Assis. Também é utilizado para exposições e visitas escolares, além de oferecer cursos de formação cultural de violão popular e erudito, ballet, teatro e pintura, em um espaço anexo.

Informações retiradas do site Teatro Municipal "Padre Enzo Ticinelli" - Secretaria da Cultura de Assis.

Divulgação - Especial Assis 118 anos - Foto: Divulgação
Especial Assis 118 anos - Foto: Divulgação

Nosso teatro é um patrimônio cultural e histórico de Assis. Fruto do trabalho, dedicação e perseverança de várias pessoas, do passado e dos dias de hoje, que entendem a importância da cultura para um povo. Uma bela história de amor.

Teatro Municipal "Padre Enzo Ticinelli". Motivo de orgulho para todos nós

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais