Buscar no site

Turistando: Você conhece a lenda do 'Forno da Onça'?

Na série do Portal AssisCity você fica por dentro dos melhores destinos turísticos da cidade e região

Redação AssisCity

  • 26/07/22
  • 09:00
  • Atualizado há 90 semanas

Há inúmeros fatos que marcam histórias de cada região dos lugares onde vivemos. Os contos e causos de cada município os tornam únicos e por isso o Brasil é tão famoso por sua rica cultura, que traz muitas atrações turísticas para quem gosta de se aventurar e conhecer novos lugares.

Em Assis, não poderia ser diferente. A cidade é conhecida por sua grande variedade de parques e destinos turísticos ao ar livre, de lagos a piscinas, pistas de caminhada, e atividades de aventura. E uma das histórias que você vai conhecer agora é a lenda do 'Forno da Onça'.

O Portal AssisCity conversou com a responsável pelo turismo de Assis, Loraine Barbosa que pôde contar o por que a Ciclorota ganhou esse nome e de onde surgiu essa lenda.

"A Ciclorota Forno da onça, é um dos percursos mais tradicionais, percorridos pelos ciclistas do município. Os ciclistas que passam pelo local já conhecem muito bem a história e não param ali de jeito nenhum, aliás, passam na velocidade máxima que conseguem de tanto medo da onça", disse.

Divulgação Fernando Azevedo - Forno da Onça - Foto: Divulgação Fernando Azevedo
Forno da Onça - Foto: Divulgação Fernando Azevedo

Por que Forno da Onça e por que tanto medo desse lugar?

Segundo Loraine, as respostas foram dadas pelos lenhadores que trabalhavam naquele local, há muitos anos atrás e queimavam a lenha dentro de um forno, para depois serem vendidas.

A lenda diz que um dia, um lenhador chegou primeiro e ouviu um rugido vindo de dentro do forno que o deixou apavorado e como ele sabia que ali havia onças, foi embora em disparado.

Ele encontrou com os companheiros de trabalho e contou que havia uma onça dentro do forno. Os colegas desdenharam dele, mesmo sabendo das onças. Mas também ficaram com medo e ressabiados foram até o forno dar aquela espiada.

Não ouviram nada e começaram a cortar a lenha, mas na hora de colocar dentro do forno para queimar, uma chuva acabou impedindo. Todos foram embora e deixaram a lenha amontoada.

No dia seguinte, bem cedo, eles se encontraram e foram para o forno queimar a lenha. Para a surpresa de todos, ao se aproximarem do forno, já começaram a ouvir uns rugidos, que a cada passo que davam o som era mais alto.

Amedrontados, afastaram-se e ficaram a uma certa distância observando o que poderia ser. Mas, em suas cabeças já havia a certeza de que era uma onça.

Esperaram o dia todo e não foram capazes de se aproximar do forno e antes do anoitecer foram embora.

O encontro

Assim, aconteceu nos dias seguintes. Chegou o final de semana e só voltaram na segunda-feira. E ali estava a grande surpresa dos lenhadores, que já não ouviram nada e se aproximaram do forno, olharam meio desconfiados dentro do forno, não viram nada e puseram a lenha dentro e atearam fogo.

De repente um deles olhou dentro do forno, viu uns olhos brilhantes, deu um grito e saiu em disparada. Os outros sem saberem o que o amigo lenhador tinha visto, não perderam tempo e também correram.

Quando se encontraram, o lenhador contou que viu dentro do forno, os olhos de uma onça e de vários filhotes. Sem acreditarem no amigo, os valentões voltaram para terminar o serviço. Chegando de volta no forno, do lado de fora estava uma onça e seus filhotes que ela arrastou de dentro do forno.

Ao ver os lenhadores, a onça pôs-se a rugir, cada vez mais forte e não deixou que eles se aproximassem.

Nos dias seguintes, os lenhadores voltaram e a onça estava com seus filhotes dentro do forno e eles nada puderam fazer. Todo dia a mesma coisa: a onça e seus filhotes dentro do forno e os lenhadores sem poderem se aproximar.

Só desistiram quando um dos filhotes, já crescido, enfrentou os lenhadores e pôs os trabalhadores para correr. E, qualquer pessoa que se aproximasse do forno, era afugentado por uma onça.

Assim, lenhadores nunca mais voltaram para queimar lenha no forno e o espaço se tornou o lugarzinho onde as onças criavam seus filhotes, até que pudessem sair para a floresta.

Divulgação Fernando Azevedo - A rota tem 30km e está toda plaqueada para que o público se localize da melhor maneira - Foto: Divulgação Fernando Azevedo
A rota tem 30km e está toda plaqueada para que o público se localize da melhor maneira - Foto: Divulgação Fernando Azevedo

Por isso, o lugar ficou conhecido como Forno da Onça e até hoje o forno serve de abrigo para as onças terem seus filhotes e é impossível se aproximar do forno sem ouvir seus rugidos.

Percurso da Ciclorota

Para quem tiver o interesse em fazer o percurso e conhecer o 'Forno da Onça', a rota tem 30km e está toda plaqueada para que o público se localize da melhor maneira. "Ficará aberta para que a população desfrute da rota e principalmente das belezas que ela oferece", concluiu Loraine.

Receba nossas notícias em primeira mão!