Buscar no site

Usina móvel de trituração de construção civil, estradas rurais e economia aos municípios do CIVAP

O PROBEN-RCC tritura resíduos de construção civil, separa magneticamente todos os metais presentes que são utilizados para melhoria de estradas rurais e outras áreas.

Redação AssisCity

  • 29/06/21
  • 08:00
  • Atualizado há 146 semanas

O projeto PROBEN - RCC é uma usina móvel que há 12 anos está atuante no CIVAP, foi adquirida com recursos do Fundo de Combate à Poluição do Estado de São Paulo e é oferecida aos municípios do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP).

A usina com capacidade de 100 ton/hora, fica periodicamente em cada município e o tempo é estipulado através de um cronograma feito no início de cada ano, com os Municípios interessados.

"O projeto conta com um Gerador de energia 360 kwa, carreta com triturador acoplado e um cavalo mecânico que completa o conjunto. Todo esse equipamento tem que ser colocado em um local apropriado que ofereça uma base de concreto para fixação da usina e a licença de permissão", explicou Vandeir Figueiredo-Gerente do Projeto.

É importante falar sobre o benefício que a presença da usina traz ao município e de acordo com Vandeir, a trituração de resíduos de construção civil produz uma matéria excelente para obras de melhoramento de estradas rurais.

Divulgação - Usina móvel de trituração de resíduos de construção civil - Foto: Divulgação
Usina móvel de trituração de resíduos de construção civil - Foto: Divulgação

Os municípios buscavam, há um tempo, os próprios meios de reutilizar esses resíduos, mas a forma com que faziam acabavam trazendo prejuízos aos munícipes, pois não triturando o material e consequentemente não extraindo os metais, isso acabava rasgando e cortando pneus de veículos e maquinários, já que em construções civis é muito comum encontrar ferros, pregos e outros materiais cortantes.

"Por isso na usina nós temos um sistema de eletroímã que faz a retirada de todos os resíduos derivados do ferro e evita que isso vá para as estradas rurais, protegendo os futuros usuários", destacou o gerente.

Divulgação - Cidades preparam locais apropriados para receber o equipamento - Foto: Divulgação
Cidades preparam locais apropriados para receber o equipamento - Foto: Divulgação

Além disso ao reutilizar esses resíduos, que em sua maior parte tem a presença de cimento, a pavimentação cria uma camada vitrificada que aumenta a resistência e a compactação do trecho. "Isso faz com que o tempo de duração daquele material e por consequência daquela rota, seja maior", completa.

Dos 26 municípios participantes do projeto PROBEN-RCC, 13 já utilizaram a usina móvel de trituração de resíduos de construção civil, são eles: Agudos, Cândido Mota, Cruzália, Ibirarema, Ocauçu, Palmital, Paraguaçu Paulista, Platina, Quatá, Rancharia, Santa Cruz do Rio Pardo, Taciba, Tarumã e Echaporã.

CIVAP

O CIVAP representa 37 municípios que atuam conjuntamente em projetos e ações, promovendo uma maior eficácia em assuntos regionais sustentáveis e de integração dos municípios na busca por soluções globalizadas nas esferas regional, estadual e federal.

Divulgação - 13 dos 26 municípios participantes já utilizaram o PROBEN- RCC - Foto: Divulgação
13 dos 26 municípios participantes já utilizaram o PROBEN- RCC - Foto: Divulgação

Serviço

Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema - CIVAP

Via Chico Mendes, 65 - Quinta dos Flamboyants, Assis

Telefone: (18) 3323-2368

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais