08 de Agosto de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

Vereador Nilson Pavão tem alta do hospital, está com lado do corpo paralisado e se recupera em casa

Ele saiu do hospital na tarde deste domingo, 9 de fevereiro

O vereador Nilson Antonio da Silva, o Nilson Pavão, teve alta da Santa Casa de Misericórdia de Assis. De acordo com o advogado Rafael de Almeida Lima, que acompanha o caso, ele saiu do hospital na tarde deste domingo, 9 de fevereiro.

"No domingo ele foi para casa, onde uma equipe do CRAS realizou uma visita para acompanhar seu tratamento. Foi feito um relatório e disponibilizados itens que ele precisa, como fralda geriátrica, cama hospitalar, cadeira de rodas, cadeira de banho, além de alguns medicamentos fornecidos pela rede", afirma.

Ainda segundo o advogado, a Câmara de Assis e a Prefeitura Municipal têm dado a assistência necessária ao vereador Nilson, que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) recentemente.

Questionado sobre a possibilidade do vereador retornar à Ala Psiquiátrica do Hospital Regional de Assis, onde ele já foi internado anteriormente, o advogado informou que "o mais provável é que ele seja recolhido a um abrigo ou entidade onde possa ser assistido de maneira integral".

AssisCity - Vereador Nilson Pavão teve alta do hospital e se recupera em casa
Vereador Nilson Pavão teve alta do hospital e se recupera em casa


Ação de curatela

Nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, a esposa do vereador Nilson procurou a reportagem do AssisCity. Francisca de Fátima Tavares Gomes diz que está sem condições de pagar algumas despesas, como dívidas com pedreiro e outras necessidades.

"Ele está falando enrolado, com o lado direito paralisado e acamado. Na quarta-feira ele voltou para a UPA, porque a pressão subiu muito, mas está sendo cuidado em casa. O problema é que não tenho dinheiro para pagar as despesas e dívidas, porque o dinheiro está bloqueado", diz.

O advogado explicou que há uma ação de curatela, na qual fica reconhecida que o vereador não tem poderes para responder pelos seus atos.

"Dentro desse processo de interdição, conhecido como curatela, foi requisitado o bloqueio dos vencimentos do vereador. A interdição está sob análise, ainda não foi indeferida, mas os vencimentos dele já estão bloqueados e depositados em juízo, para que o dinheiro não fique na mão de terceiros. Para fazer compras, por exemplo, é necessário fazer um orçamento dos gastos que ele precisa, que são encaminhados em juízo, vai para a manifestação do promotor, que devolve para o juiz decidir se o valor pode ou não ser sacado. Caso autorizado, após a compra é necessário tirar nota fiscal e prestar contas à Justiça", finaliza.

AssisCity - Nilson e a esposa Francisca de Fátima Tavares Gomes
Nilson e a esposa Francisca de Fátima Tavares Gomes


Em janeiro deste ano, Pavão foi internado em uma clínica para tratamentos psiquiátricos e de dependência química. Ele passou mal e precisou ser levado para a Santa Casa de Adamantina, de onde foi transferido para seguir com o tratamento em Assis.

Após uma avaliação clínica de seu quadro, feita pelos médicos da UPA, o vereador ficou internado na Santa Casa de Assis.

Redação AssisCity/ Fotos: AssisCity
+ VEJA TAMBÉM