Vereador quer instalação de ouvidoria para aproximar Prefeito e comunidade em Paraguaçu
Segundo Serginho, a ouvidoria seria ferramenta de fortalecimento da gestão, para que a população possa participar de forma efetiva nas questões de interesse individual e coletivo dos cidadãos.
A Câmara de Vereadores de Paraguaçu Paulista aprovou nesta segunda-feira (22) o Requerimento 98/2015, de autoria do vereador Serginho, com assinatura de apoio dos vereadores Ian Salomão e Vilma Bertho, que requer ao Prefeito Municipal informações sobre a possibilidade de instalar um setor de Ouvidoria Municipal.
De acordo com a justificativa do Requerimento, a implantação de uma Ouvidoria Municipal possibilitaria um canal aberto de comunicação entre o cidadão e o Poder Executivo, garantindo o princípio da ética, da eficiência e da transparência na prestação dos serviços públicos. A finalidade seria receber, encaminhar e acompanhar sugestões, reclamações, denúncias e elogios de departamentos ou da gestão de modo geral, tirando as dúvidas e orientando os munícipes, dedicando atenção e respeito nestas questões referentes aos serviços públicos.
"A Ouvidoria atuaria como uma importante ferramenta de fortalecimento e melhoria da gestão, sendo um espaço para que a população possa participar de forma efetiva nas questões de interesse individual e coletivo dos cidadãos.
O contato com a Ouvidoria Municipal poderia ser feito por telefone, em serviços de 0800, pela internet, através de um e-mail, e, inclusive de forma itinerante, quando forem realizados eventos externos ligados a ações sociais. Acreditamos que a medida não acarretaria ônus ao Poder Público e, em contrapartida, seria de grande relevância aos paraguaçuenses, motivo pelo qual questionamos a possibilidade de implantação do serviço", explicou o vereador Serginho.
Segundo Serginho, a ouvidoria seria ferramenta de fortalecimento da gestão, para que a população possa participar de forma efetiva nas questões de interesse individual e coletivo dos cidadãos.