Buscar no site

Cidade de SP deve começar a vacinar crianças contra Covid-19 no dia 17 de janeiro

Prefeito de SP, Ricardo Nunes, disse que imunização começa com 168 mil crianças de 11 anos de idade. Primeiro lote de doses pediátricas da Pfizer chegou ao Brasil na madrugada desta quinta-feira (13)

G1

  • 13/01/22
  • 14:00
  • Atualizado há 118 semanas

A cidade de São Paulo deve começar a imunizar crianças contra Covid-19 a partir da próxima segunda-feira (17).

No estado, a data oficial ainda não foi divulgada pela gestão de João Doria (PSDB).

A vacinação, segundo o prefeito Ricardo Nunes (MDB), será iniciada pelas crianças de 11 anos. A estimativa é que a cidade possui 168 mil crianças nesta faixa etária.

"Se nós recebermos as vacinas, nós estaremos distribuindo no sábado e aí teremos início da vacinação das crianças na segunda-feira. Iniciaremos [vacinação> com as crianças de 11 anos", afirmou o prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Na sequência, o município vai ampliar a imunização para as crianças de 5 a 10 anos, público estimado em 1,35 milhão.

Em agenda na manhã desta quinta (13), o prefeito Ricardo Nunes disse não saber a quantidade exata de doses que a capital receberá do governo do estado na primeira remessa, mas afirmou ser suficiente para a primeira faixa de idade.

A vacinação na capital será escalada por idade, em ordem decrescente, mas ainda não há um cronograma de datas.

A capital decidiu não seguir a proposta do estado, divulgada nesta quarta, que prevê vacinar incialmente crianças com comorbidades, além de indígenas e quilombolas.

A gestão estadual também recomendou que a aplicação seja feita nas escolas. O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, já havia criticado e descartado essa possibilidade.

A imunização das crianças deve ser feita em sala separada nos postos de saúde da cidade.

Chegada do primeiro lote

O primeiro lote da vacina da Pfizer contra Covid-19 para crianças chegou ao Brasil na madrugada desta quinta(13).

A remessa com 1,248 milhão de doses desembarcou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, e foi encaminhada para o Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos, na Grande SP.

A imunização desse grupo foi autorizada pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) em dezembro de 2021.

Cadastramento no estado

Nesta quarta-feira (12), o governo de São Paulo anunciou abertura do pré-cadastro para início da imunização de crianças de 5 a 11 anos contra a doença.

Os pais podem acessar o site do governo paulista para inserir os dados da criança e agilizar o atendimento nos postos de saúde do estado.

Receba nossas notícias em primeira mão!