Buscar no site

Cidade sem casos de Covid realiza barreiras sanitárias e monitora moradores com sintomas

Florínea é uma das poucas cidades do estado de SP que não tem casos da doença. Cruzália tem um paciente que testou positivo, mas mora em outro município e o caso é considerado importado pela prefeitura.

G1

  • 04/08/20
  • 13:00
  • Atualizado há 193 semanas

As cidades de Cruzália e Florínea, no interior de São Paulo, não registraram casos confirmados de Covid-19. Para evitar a disseminação do vírus, as prefeituras têm realizado ações de combate à doença.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, desde o primeiro caso de coronavírus no estado, registrado no dia 25 de fevereiro, até agora apenas duas cidades não têm casos positivos da doença: Ribeirão Corrente, na região de Franca, e Florínea, no centro-oeste paulista.

A cidade de Cruzália entra nos dados oficiais do estado com um caso confirmado de coronavírus, no entanto, o paciente que testou positivo mora em outro município. Por isso, a prefeitura não considera um caso registrado na cidade e sim importado.

Até esta segunda-feira (3), o estado de São Paulo somava 560.218 casos confirmados de coronavírus e 23.365 mortes pela doença, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. No Brasil, já são quase 95 mil mortos pela Covid-19.

Ações em Florínea

A cidade de Florínea tem 2.676 habitantes, segundo estimativa do IBGE. Para conter a doença, a prefeitura realiza barreiras sanitárias na entrada do município desde o começo da pandemia, inclusive porque o balneário da cidade costumava atrair muitos visitantes de outras cidades.

A prefeitura também fez campanhas de distribuição de máscaras e kits de higiene no município. De acordo com a médica de comitê de combate ao coronavírus, Beatriz Belavenuti, os funcionários da prefeitura estão confeccionando novas máscaras para distribuir à população.

"As ações de reforço e conscientização são importantíssimas para que a população tenha educação do isolamento social, que é a melhor medida. Também foram distribuídos kits de higiene com álcool em gel e máscara para os moradores que trabalham na cidade vizinha de Pedrinhas Paulista", explica a médica.

De acordo com a prefeitura, não ter casos de coronavírus é resultado de várias ações e envolvimento entre o poder público, moradores e autoridades de saúde. Na manhã desta terça-feira (4), o movimento era tranquilo na praça central e na principal rua do comércio, apenas com o fluxo de alguns moradores que estavam indo ao trabalho, mas usando máscaras.

A prefeitura também disponibilizou um canal de atendimento à população, onde as equipes de saúde monitoram os pacientes em isolamento social e tiram dúvidas. O WhatsApp é (18) 99657-9489.

Cruzália

Já o município de Cruzália possui 2.073 habitantes, segundo o IBGE, e fica a 24 quilômetros de distância de Florínea. Para auxiliar no combate ao coronavírus, a prefeitura está distribuindo kits de higiene para famílias cadastradas em programas sociais e de baixa renda do município.

A prefeitura também informou que procura testar para Covid-19 os moradores com sintomas e fiscaliza o comércio. Além disso, o município disponibilizou o número (18) 99725-4869, no qual os moradores podem entrar em contato com os profissionais de saúde e seguir as orientações da equipe.

Receba nossas notícias em primeira mão!