Buscar no site

Conhecida como A Fenda, cachoeira entre Quatá e Paraguaçu Paulista atrai visitantes

A Fenda fica 800 metros abaixo da cachoeira Toca da Onça

Redação AssisCity

  • 19/01/21
  • 08:00
  • Atualizado há 166 semanas

A cachoeira conhecida como A Fenda, que fica entre as cidades de Quatá e Paraguaçu Paulista, tem atraído centenas de visitantes que se impressionam com a beleza do local.

A cachoeira formou-se por meio de uma erosão em um rio e recebeu o nome de A Fenda de muitos amantes de cachoeiras e de turista de toda região.

divulgação - Dezenas de visitantes frequentam o local semanalmente
Dezenas de visitantes frequentam o local semanalmente

Segundo o morador de Paraguaçu, João Luiz, A Fenda já existe há muito tempo, antes era chama de Timbre por moradores de sítios próximos. Ela fica localizada entre as terras da Usina Zilor e próxima ao Balneário de Quatá, a 27 km de Paraguaçu Paulista e 10km da cidade de Quatá.

"Para chegar no local não é muito fácil, mas essa dificuldade torna a visita ainda mais especial. Ela fica mais ou menos uns 800 metros rio abaixo de uma outra cachoeira muito bonita, A Toca da Onça", conta.

divulgação - A Fenda,  800 metros abaixo de outra cachoeira, A Toca da Onça
A Fenda, 800 metros abaixo de outra cachoeira, A Toca da Onça

"Mas esses 800 metros é um passeio gostoso cercado de paisagens lindas e encontramos até uma pequena cachoeira no meio desse percurso. A chegada ao local requer cuidados, mas compensa quaisquer esforços, pois realmente o lugar é lindo!", destaca.

divulgação - A chegada ao local requer cuidados, mas a beleza compensa quaisquer esforços
A chegada ao local requer cuidados, mas a beleza compensa quaisquer esforços

Segundo João Luiz, A Fenda virou atração turística, sendo um dos lugares mais frequentados por ciclista, moradores da região e por muitos turistas que vem de longe para conhecer o local.

"Em algumas visitas que fizemos na A Fenda encontramos crianças, pais com bebês recém-nascidos, mulheres grávidas e até idosas, que pela geografia do local não é muito recomendado", alerta.

divulgação

João ressalta que o único ponto negativo da visita é que com o aumento de pessoas que estão frequentando o lugar, muitos acabam levando bebidas e alimentos e jogam às margens do rio, deixando o local poluído, Além do som alto incomodando a fauna do local.

divulgação - Cachoeira Toca da Onça que dá acesso a Fenda
Cachoeira Toca da Onça que dá acesso a Fenda

divulgação

divulgação

divulgação

Receba nossas notícias em primeira mão!