19 de Agosto de 2022
20º/30º
Notícias - Região

Creche "Licia" é inaugurada em Quatá

Inauguração contou com diversas homenagens especiais a antigas funcionárias da educação de Quatá

A Prefeitura de Quatá, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou na manhã de 25 de junho, a sonhada "EMEI CRECHE LICIA PECCHIO SILVEIRA". O prefeito Marcelo Pecchio, acompanhado da primeira dama Lylian Pecchio, recepcionou os convidados, autoridades e a população, ao lado do vice Márcio Bidóia e sua esposa Cláudia Bidóia.

"Estamos inaugurando hoje a tão esperada Creche da Palazzi. Uma unidade escolar equipada e preparada para receber com muito carinho nossas crianças. Para atender as necessidades dos pais, que nos confiam seus filhos para poderem trabalhar. Estamos entregando, com apoio do Governador Rodrigo Garcia e da Câmara Municipal, uma Creche modelo, que visa o cuidado e bem estar dos pequeninos. Agradeço a todos que nos ajudaram a chegar até aqui e realizar esse sonho", disse emocionado em seu discurso o prefeito Marcelo Pecchio, que lembrou com voz embargada do querido e saudoso vereador José dos Santos Filho - "Fio", que faleceu a um mês atrás.

"Quero fazer um agradecimento especial ao nosso grande amigo Fio, um funcionário exemplar, que se dedicou e se empenhou com cada detalhe dessa Creche. O Fio me ligava e dizia da sua preocupação com a construção e o quanto ele queria ver a Creche Palazzi funcionando e cuidando das nossas crianças. Essa inauguração vai também para nosso eterno amigo "Fio", lembrou emocionado o prefeito Marcelo.

Divulgação - Inauguração da creche reuniu autoridades, população e parceiros - Foto: Divulgação/Assessoria de Quatá
Inauguração da creche reuniu autoridades, população e parceiros - Foto: Divulgação/Assessoria de Quatá


A inauguração contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Regional, Rubens Cury, representando o governador Rodrigo Garcia, do secretário executivo de Desenvolvimento Regional, Fred Guidoni, do ex-deputado estadual e ex-secretário de Estado, Marco Vinholi, dos deputados estaduais Itamar Borges, Mauro Bragato, do presidente da Câmara de Quatá Jerson Mario Vieria, vereadores municipais, assim como prefeitos, vice-prefeitos e lideranças de toda a região.

A Secretaria de Educação esteve representada pelo secretário em exercício Luiz Carlos Previlato, que assumiu a pasta após exoneração da ex-secretária Denise Maria Roncada Polon, que foi lembrada durante os agradecimentos, pois esteve acompanhando a obra e construção da Creche, disponibilizando tempo e trabalho em prol da mesma. Compareceram ainda secretários e funcionários municipais, equipe e alunos do Centro Comunitário Urbano "Padre Alfeu Picardi", representantes da APAE, Asquere e Leais.

A nova Creche leva o nome da saudosa Dona Licia, e foi inaugurada como "EMEI CRECHE LICIA PECCHIO SILVEIRA". Familiares presentes, foram agraciados com mimos oferecidos pela primeira dama Lylian e por Cláudia Bidóia. Em seguida, acompanharam as homenagens realizadas como forma de reconhecimento pelos serviços prestados durante toda a vida na Escola Luiz Gagliardi. Dona Licia iniciou sua jornada nos idos de 1940 como Servente da Escola, auxiliou em inúmeros outros trabalhos, desde inspeção de alunos, cuidado diário no preparo da merenda para as crianças e outras tarefas que apareciam na Escola, terminando em 1980, quando aposentou. Nasceu em 27 de agosto de 1914, na cidade de Avaré; faleceu em 26 de março de 2010, em Quatá. Filha de Guido Pécchio e Zaira Padredi, casou-se com Paulo Pires Silveira em 1932, na cidade de Quatá; tiveram quatro filhos: Dráusio, Dorothi, Sérgio Hiran e Sedney e inúmeros netos, bisnetos e tataranetos.

Divulgação - Creche recebeu nome em homenagem a Dona Licia - Foto: Arquivo/AssisCity
Creche recebeu nome em homenagem a Dona Licia - Foto: Arquivo/AssisCity


Durante a cerimônia, o locutor Claudney Mathias citou as queridas professoras que tiveram seus nomes nas salas de aulas, como forma de homenagem e agradecimentos por anos de vida prestados à serviço da Educação: Aparecida Fernandes Negrão Pires, Alda Gomes Santos, Alice Balduino de Souza Barbosa, Alda Gomes Santos, Dinorah de Araújo Fagundes, Esmeralda Gagliardi Nicácio, Helena Enchioglo Zanichelli, Nylsa Cordoni Carone e Norma Carone Mourão. A Creche conta ainda com uma sala que leva o nome da saudosa Clara Guerra Paião, um anjinho, que deixou sua família e entes queridos com apenas com 3 anos de idade.

"Parabéns, educadores de Quatá, por recepcionarem esta unidade escolar e parabéns prefeito Marcelo Pecchio por homenagear com os nomes das salas as educadoras, mostrando o valor de quem ajudou a fazer e faz a educação e a história de Quatá", parabenizou o deputado estadual Itamar Borges.

Após discursos e homenagens, o prefeito Marcelo Pecchio e familiares fizeram o descerramento da Placa de Inauguração e o desenlace da faixa. Ao se abrirem as portas, eis que surge a tão esperada Patrulha Canina, que interagiu, e encantou crianças e adultos.

Divulgação - Autoridades estiveram presentes em inauguração da creche - Foto: Arquivo/AssisCity
Autoridades estiveram presentes em inauguração da creche - Foto: Arquivo/AssisCity


Ao entrar na Creche, o prefeito Marcelo convidou a todos para receberem a benção do Padre Davi José e do Pastor Josias Nunes Barros. Em seguida, apresentou as salas de aula para as famílias das professoras homenageadas, que também foram presenteadas pela primeira dama Lylian. A família do saudoso "Fio" recebeu um presente especial: um quadro com a foto do querido vereador, que foi recebida pelas mãos do seu pai Sr. José dos Santos.

Após a inauguração, a população contou com distribuição gratuita de pipoca, algodão doce, batata frita, cachorro quente, e as crianças brincaram na cama elástica e piscina de bolinhas.

A Prefeitura de Quatá expôs na entrada do evento, os novos veículos, investimentos de aproximadamente R$2 milhões de reais, a serviço da população e do município.

CRECHE LICIA

A "EMEI CRECHE LICIA PECCHIO SILVEIRA" foi construída para atender 120 crianças, de 04 meses a 04 anos, dos Bairros Palazzi, Jd. Tropical, parte do Pôr do Sol, Pedregal, Centro e Bairro Santo Antônio I. A creche oferece atividades em período integral e conta com 112 crianças que estão matriculadas. Ao todo, 27 profissionais trabalham a serviço das crianças, sendo berçaristas, cozinheiras, serventes, servente readaptada (inspetora), monitoras, professoras, escriturária, diretora e coordenadora. Os alunos contam também com o trabalho de Psicólogo, Assistente Social, Fonoaudióloga, Professores de Arte, Educação Física e Inglês.

Divulgação - Creche oferece estrutura completa aos alunos - Foto: Arquivo/AssisCity
Creche oferece estrutura completa aos alunos - Foto: Arquivo/AssisCity


O prédio tem 813,78 metros de área construída, com recursos da ordem de quase R$ 2 milhões de reais, oriundos do Governo Estadual e do Município. O projeto contempla salas (de aula, descanso, secretaria, entretenimento), banheiros, cozinha, refeitório, pátio externo, área de lazer e amplo espaço para a comodidade dos pequeninos.

"Peço a Deus que abençoe o trabalho de toda equipe da Creche Licia", finaliza o prefeito Marcelo.

Confira mais fotos da inaguração:

Divulgação - Assessoria da Prefeitura Municipal de Quatá
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM