Buscar no site

Criança de 9 anos com suspeita de dengue morre à espera de leito em UTI em Bauru

A vaga na UTI só foi liberada cerca de três horas após a confirmação da morte para a Santa Casa de Jaú (SP). Paciente aguardava leito havia dois dias

G1

  • 14/03/23
  • 15:00
  • Atualizado há 54 semanas

Uma menina de 9 anos identificada como Ana Julia Alves Antonio, morreu com suspeita de dengue na madrugada de segunda-feira (13), enquanto aguardava uma vaga em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Bauru (SP). Ela foi internada no sábado (11), mas a vaga só saiu horas depois da morte.

De acordo com a Prefeitura de Bauru, a paciente deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Bela Vista pouco antes das 23h do sábado (11), com suspeita de dengue, e recebeu "todos os cuidados médicos possíveis".

A vaga na UTI, no entanto, só foi liberada cerca de três horas após a confirmação da morte da criança, às 4h30 da madrugada de segunda-feira, para a Santa Casa de Jaú (SP). O óbito foi confirmado à 1h35 do mesmo dia.

Ainda segundo a administração municipal, a UPA Bela Vista aguarda a divulgação do resultado dos exames, pelo Instituto Adolfo Lutz, para a confirmação da causa da morte.

Questionada sobre a demora na oferta de um leito de UTI, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirmou que "se solidariza com a família da paciente", mas pontua que "a Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross) é apenas um serviço intermediário entre os serviços de origem e de referência", sendo que "seu papel não é criar leitos, mas auxiliar na identificação de uma vaga no hospital mais próximo e apto a cuidar do caso", diz o comunicado.

vítima é Letícia Ferreira, que morreu no Hospital Estadual.
Vítima é Letícia Ferreira, que morreu no Hospital Estadual.

Preocupação

A Secretaria de Saúde de Bauru (SP) confirmou, no dia 7 de março, a primeira morte por dengue na cidade neste ano. A vítima é uma adolescente de 15 anos.

Segundo a pasta, ela começou a apresentar sintomas em 14 de fevereiro e morreu quatro dias depois, no dia 18. A causa do óbito foi atestada pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

A vítima é Letícia Ferreira, que morreu no Hospital Estadual. A dengue constava no atestado de óbito como uma das causas da morte, segundo a funerária.

Ainda de acordo com a Saúde, a adolescente não possuía comorbidades e nem histórico recente de deslocamentos a outros municípios, o que caracteriza o caso como autóctone, isto é, quando a doença é contraída no próprio município.

Neste ano, Bauru contabiliza 465 casos autóctones de dengue. Há ainda 11 casos com sinais de alarme e dois casos importados. Outros 137 casos suspeitos estão em investigação.ais notícias do centro-oeste paulista.

Receba nossas notícias em primeira mão!