Buscar no site

Defesa Civil estadual alerta para riscos de tempestades neste final de semana

Volume de chuvas pode alcançar até 250 milímetros entre esta sexta-feira (17) e domingo (19)

Assessoria Defesa Civil

  • 17/02/23
  • 08:00
  • Atualizado há 57 semanas

A Defesa Civil estadual alerta para a previsão de chuvas intensas em diversas regiões de São Paulo a partir desta sexta-feira (17) até domingo (19). De acordo com a previsão meteorológica, o volume de chuvas pode alcançar de 80 milímetros a 250 milímetros.

A região onde pode ocorrer o maior volume de chuvas é no Litoral Norte, com possibilidade de até 250 milímetros neste final de semana. Na Baixada Santista, Serra da Mantiqueira, Vale do Ribeira e Itapeva, a previsão meteorológica indica que pode haver até 150 milímetros de chuvas.

"Diversas regiões do Estado estão com o solo encharcado por conta das chuvas desse início de ano. Infelizmente, a previsão aponta para novos temporais o que aumenta o risco de deslizamentos. Nosso time da Defesa Civil do Estado de São Paulo está preparado para prestar auxílio imediato em casos de emergência", afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

Em São José dos Campos, Barretos e Franca, o total de chuvas pode alcançar até 100 milímetros. Já na Capital e Região Metropolitana, Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto e Araraquara, o total previsto é de até 80 milímetros de precipitações.

Segundo o meteorologista Willian Minhoto, da Defesa Civil de São Paulo, a sexta-feira (17) deverá ser um dia bem típico de verão, com calor e pancadas de chuva isoladas no período da tarde. Já no sábado (18) e domingo (19), uma frente fria se aproximará do território paulista e criará condições para chuvas intensas, com momentos de temporais na faixa leste do Estado. As precipitações virão acompanhadas por raios, vento e granizo. A temperatura ficará mais amena neste período.

Recomendações

Quem vai aproveitar o feriado prolongado de Carnaval, deve estar atento para algumas dicas. Caso for pegar a estrada, os cuidados com a segurança são indispensáveis na hora de dirigir e devem ser redobrados nessa época, também devido às fortes chuvas. Verifique as boas condições do seu veículo, inclusive pneus e estepe. Em caso de chuva intensa, procure lugar seguro para parar o carro. Não saia do carro em caso de enxurrada. Mantenha distância segura do veículo à frente. Use farol baixo, reduza a velocidade gradativamente e não freie bruscamente. Em caso de aquaplanagem, mantenha o volante reto, pare de acelerar e não freie.

Se a diversão for em praias, rios, cachoeiras ou em bloquinhos, lembre-se que locais abertos são mais propensos à queda de raios. Em caso de tempestades se aproximando, procure um local coberto e proteja-se.

Em cachoeiras, é comum a ocorrência da cabeça d'água, fenômeno que provoca o aumento repentino do volume d'água. Portanto, fique atento aos sinais para não ser pego de surpresa: mudança de cor da água - normalmente fica mais escura -, surgimento de folhas, galhos e pedras rolando pelo rio.

Cabeças d'água são extremamente traiçoeiras, pois podem acontecer mesmo sem ter chovido forte no local onde você estiver. Ao perceber esses sinais, saia da água e se afaste, pois a enchente invade as laterais do rio, logo, as pedras ao redor não são seguras para se proteger.

Sempre que sair para lugares sujeitos a enchentes ou enxurradas, consulte a previsão do tempo para evitar aborrecimentos. Jamais entre em áreas com enxurradas ou alagamentos. O melhor a fazer é esperar as águas baixarem para prosseguir viagem.

Os cuidados devem ser tomados também por pessoas que moram em área de risco. É importante ficar atento aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinados, rachaduras nas paredes, além de portas e janelas emperradas. Diante desses sinais, deve-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199.

Receba nossas notícias em primeira mão!