Buscar no site

Eleições 2024: pré-candidato a reeleição, Paulinho da Saúde rebate críticas e defende gestão em Maracai

Entrevista foi transmitida ao vivo pelo Youtube do Portal AssisCity e pela Rádio Difusora de Assis nesta quinta-feira, às 17h

Redação AssisCity

  • 28/06/24
  • 14:00
  • Atualizado há 2 semanas

O Portal AssisCity, em parceria com a Rádio Difusora, segue com a série de entrevistas com pré-candidatos a prefeito de toda a região. Nesta quinta-feira, 27 de junho, os apresentadores Elielton de Oliveira e Gerônimo Paes receberam o pré-candidato à reeleição como chefe do poder executivo de Maracaí, Paulo Eduardo da Silva, o Paulinho da Saúde, do MDB.

Portal AssisCity/Divulgação - Pré-candidato a reeleição, Paulinho da Saúde rebate críticas e defende gestão em Maracai - FOTO: Portal AssisCity/Divulgação
Pré-candidato a reeleição, Paulinho da Saúde rebate críticas e defende gestão em Maracai - FOTO: Portal AssisCity/Divulgação

Motivações para a Reeleição

O atual prefeito declara que os mesmos motivos e princípios que o levaram a ser candidato em 2020 fizeram com que colocasse seu nome novamente à disposição do eleitor "para continuar a mudar a vida das pessoas e mostrar que a política pode melhorar a qualidade de vida", explica.

Paulinho foi eleito em 2020 com 4.704 votos que representaram 55% da preferência do eleitorado. Ele continua no mesmo partido, o MDB, é apoiado pelo Partido Liberal e está em conversa com outros partidos para selar novos apoios.

Relacionamento com a Câmara Municipal

Paulinho justifica sua relação com a Câmara Municipal dizendo que "entrei sem a maioria na Câmara e hoje eu tenho a maioria. Dois vereadores que foram eleitos pela oposição. Hoje estão na base com a gente", afirma.

Gestão e Desafios

O prefeito defende sua gestão comentando sobre crescimento e ponderando que não é possível realizar tudo o que é necessário: "fazer tudo não dá. Mas claro que nós crescemos Maracaí, melhoramos o orçamento Na Educação introduzimos uniformes, sapatos, televisores em sala de aula e internet, melhoramos a merenda, colocamos método particular e pagamos o piso salarial. Mas ainda falta muito a melhorar", considera.

Sobre o adversário, Luís Fernando Vermelho, Paulinho afirma que nutre respeito pelo candidato da oposição: "eu o respeito, o jeito dele pensar e agir. Muitas vezes não concordo. Mas isso não quer dizer que eu não atendo. Eu estou aberto a todos. Eu tenho uma linha de trabalho e faço de acordo com aquilo que anunciei no programa de governo", afirma.

ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA NO CANAL DO YOUTUBE DO PORTAL ASSISCITY

Respostas a críticas e questões administrativas

Paulinho rebateu as críticas recebidas com relação a possíveis atrasos de pagamento a fornecedores por parte da prefeitura fazendo uma longa explanação sobre as realizações de seu governo: "se a prefeitura estivesse assim, nós não estaríamos investindo mais trinta milhões em obras. Só de obras de infraestrutura e galerias investimos cinco milhões e oitocentos mil reais. A gente colocou no pronto socorro pediatra para atender as crianças", defende.

O mandatário afirma que o atraso sistemático em pagamentos não procede e reconhece que eventuais casos de pagamentos em atraso podem ter ocorrido "podem ter acontecido? Na administração são milhões de notas, pode ter acontecido de uma nota não ter chegado. Mas se o fornecedor, se por um acaso existir o atraso, ele pode vir até nós que nós vamos resolver", diz.

Projetos e perspectivas para Maracaí

Paulinho esclarece que o Município nunca teve o MIT (Registro de Município de Interesse Turístico para recebimento de recursos para investimento em infraestrutura turística), "nós não perdemos o MIT porque nós nunca o tivemos. Existe um projeto de lei de iniciativa do deputado Mauro Bragato para tornar Maracaí em município de interesse turístico. Está na ordem do dia para ser votado".

Paulinho também rebatou as afirmações de seu opositor sobre uma possível queda no índice do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). "Em 2018 o índice foi 6.3. É a cada dois anos a avaliação. A prova foi realizada em 2020 e nós entramos em 2021 quando o resultado saiu, o IDEB foi 6.0 e de fato caiu. Agora, o de 2023 que é a partir de quando nós entramos o resultado foi de 6.7. Os alunos, professores e pais sabem que de fato nós melhoramos a Educação".

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo alertou 82% dos municípios paulistas sobre riscos no cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal no primeiro bimestre de 2024. Segundo o TCE - SP, 82% apresentaram um quadro que indica comprometimento na gestão orçamentária ou problemas com arrecadação inferior ao planejado. Maracaí foi citado como município que não enviou o balancete.

O prefeito Paulinho esclareceu o caso da seguinte maneira: "nem tudo funciona como a gente quer. Eu tenho um compromisso com a verdade e com as pessoas. De fato este balancete está sendo enviado hoje. Nós tivemos um problema em que perdemos alguns funcionários importantíssimos na tesouraria e na contabilidade. Levou a gente a reformular. Isso chegou de última hora, foi uma decisão do juiz em que você tem que demitir. Tivemos que colocar pessoas novas no quadro da prefeitura e isso levou a um atraso que nós justificamos para o Tribunal de Contas e estamos enviando hoje o do quadrimestre. Foi uma questão de prazo simplesmente. Isso está aberto e as pessoas podem consultar", explica.

Escolha do Vice e estratégias políticas

Sobre a escolha do vice, o pré-candidato considera que espera "uma pessoa que conversa, que vai atrás de verbas, que me ajude e que me chame a atenção quando precisar", esclarece. Segundo ele, o processo é de construção e de diálogo. Embora não tenha revelado o nome, reconheceu que existe um praticamente definido "tem sim. Mas são pessoas que estão em observação para vermos se a pessoa está preparada para o desafio", se esquiva.

Paulinho explica os recursos empregados na contratação em shows e reafirma o crescimento do município "Maracaí cresceu muito porque a agricultura, o comércio e as empresas cresceram. Quando se investe em shows nós trazemos a região para a cidade e o munícipe que vai usar o salão, a sapataria, as lojas de roupas. Então nós trazemos dinheiro para Maracaí e não o leva para outra cidade. Eu não acredito que gastar dinheiro com shows seja desperdício".

O prefeito considera que "é preciso aumentar a produtividade e as pessoas precisam do lazer, melhorar o esporte e a cultura. É investir na qualidade de vida. Não faltou dinheiro para outras áreas".

Prioridades para um segundo mandato

Como realização imediata em seu possível segundo mandato, Paulinho estabelece como prioridade investimentos em inovação e empreendedorismo possibilitando crescimento com muitas empresas.

Como mensagem aos munícipes, Paulinho afirma "que esse processo eleitoral possa ser bom e que as pessoas possam escolher o melhor para Maracaí. É isso que eu desejo, o melhor para minha cidade.

As Eleições 2024 ocorrem em todo o país no dia 06 de outubro desse ano

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais
Colunistas Blog Podcast
Ver todos os artigos