Buscar no site

Imagens mostram homem furtando paróquia antes de ser atropelado em Santa Cruz do Rio Pardo

Câmeras de segurança mostram suspeito remexendo em várias peças, quando decide levar algumas e foge do local.

G1 - Bauru e Marília

  • 14/05/22
  • 11:00
  • Atualizado há 97 semanas

Câmeras de segurança flagraram o momento exato da ação do suspeito de furtar a igreja de São Sebastião pouco antes de ser atropelado por um padre no último fim de semana, em Santa Cruz do Rio Pardo (SP). As imagens foram divulgadas na sexta-feira (13).

A imagem mostra Ângelo Marcos dos Santos Nogueira, de 40 anos, entrando no interior da casa paroquial. Durante a ação, é possível ver que Ângelo circula sozinho pela secretaria da igreja procurando por algo.

Divulgação - Imagens mostram homem furtando paróquia antes de ser atropelado por padre em Santa Cruz do Rio Pardo (SP) — Foto: TV TEM/Reprodução
Imagens mostram homem furtando paróquia antes de ser atropelado por padre em Santa Cruz do Rio Pardo (SP) — Foto: TV TEM/Reprodução

Após mexer nas gavetas e circular pela área, ele se dirige a um cesto, no qual se encontram algumas roupas. O suspeito remexe em várias peças, quando decide levar algumas e foge do local. Segundo o boletim de ocorrência, o atropelado furtou três moletons e uma camiseta.

Em outras imagens de câmeras de segurança, também reveladas na sexta, é possível ver a fuga de Ângelo por um outro ângulo. Ele corre pela rua, quando o carro da casa paroquial, sob direção do padre Gustavo Trindade dos Santos, vira a esquina, persegue Ângelo, entra na calçada e o atinge.

Após prensar o suspeito do furto contra a vitrine de uma loja de tintas, o padre retorna à via e sai em disparada do local. Nas imagens, é possível ver parte da lateral dianteira do carro danificada.

Divulgação - Padre é investigado por atropelar suspeito de furtar igreja em Santa Cruz do Rio Pardo (SP) — Foto: Reprodução
Padre é investigado por atropelar suspeito de furtar igreja em Santa Cruz do Rio Pardo (SP) — Foto: Reprodução

Investigações

Outro desdobramento do caso aconteceu na noite da última quinta-feira (12). O delegado Valdir Alves de Oliveira, que comanda as investigações, realizou um novo pedido de prisão contra o frei Gustavo, após a Justiça negar o primeiro pedido de prisão preventiva feito pela Polícia Civil.

"Não há indícios de possível reiteração delitiva ou de que o investigado se furtará a aplicação da lei penal, sendo possível a sua manutenção em liberdade neste momento, com o consequente indeferimento do pleito policial", explicou o juiz em sua decisão.

No novo documento enviado à Justiça, com o parecer pela prisão do padre, o delegado alega que o frei estaria dificultando a investigação, uma vez que ele ainda não se apresentou à polícia. Por enquanto, a Justiça não se manifestou acerca desse novo pedido.

O frei Gustavo se apresentou, acompanhado de dois novos advogados, ao fórum de Santa Cruz do Rio Pardo na tarde da última quarta-feira (11). O chefe do cartório criminal confirmou que o padre esteve no local apenas para informar o seu novo endereço.

Já o advogado de defesa, César Augusto Moreira, confirmou que o frei está mudando seu endereço para o convento Santo Alberto Magno, no bairro de Perdizes, em São Paulo (SP). Segundo a defesa, a partir de agora, ele deve ser ouvido por carta precatória, na capital paulista.

Divulgação - Motorista que atropelou suspeito de furtar igreja em Santa Cruz do Rio Pardo (SP) foi identificado como sendo o frei Gustavo Trindade dos Santos — Foto: Reprodução
Motorista que atropelou suspeito de furtar igreja em Santa Cruz do Rio Pardo (SP) foi identificado como sendo o frei Gustavo Trindade dos Santos — Foto: Reprodução

Em nota, a diocese informou que o frei Gustavo "foi afastado de suas funções religiosas e se encontra disponível para livremente cooperar com a Justiça". Ainda conforme a igreja, o padre está arrependido pelo ato e pede orações pela saúde do homem atropelado.

De acordo com a polícia, o frei Gustavo é habilitado, mas deveria ter renovado a carteira de habilitação em fevereiro de 2020. No entanto, o padre deve, a princípio, responder apenas administrativamente pela CNH junto ao Detran.

Ângelo, por sua vez, ainda está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia de Santa Cruz do Rio Pardo.

Divulgação - Vídeo mostra atropelamento de suspeito de furtar igreja em Santa Cruz do Rio Pardo; carro era dirigido por padre — Foto: TV TEM/Reprodução
Vídeo mostra atropelamento de suspeito de furtar igreja em Santa Cruz do Rio Pardo; carro era dirigido por padre — Foto: TV TEM/Reprodução

Ele sofreu ferimentos graves e passou por uma cirurgia para descompressão craniana ainda na noite em que foi internado, no sábado, e foi intubado. Ainda de acordo com o boletim médico, a sedação foi retirada na segunda-feira e os médicos estão avaliando a evolução do paciente.

A polícia também apura o furto na secretaria paroquial, que aparentemente teria motivado a atitude do padre. Por esse crime, Ângelo foi preso em flagrante e deve passar por audiência de custódia quando receber alta do hospital.

Receba nossas notícias em primeira mão!