Buscar no site

Justiça suspende decreto que ampliou flexibilização da quarentena e colocou Marília na fase 4

Liminar atende pedido do Ministério Público e suspende decreto em que prefeito avançou por conta própria duas fases além do indicado no Plano São Paulo. Prefeitura afirma que não foi notificada

G1

  • 06/06/20
  • 09:00
  • Atualizado há 202 semanas

Uma liminar concedida pela Justiça de Marília (SP) no fim da tarde desta sexta-feira (5) suspendeu o decreto da prefeitura que ampliou a flexibilização da quarentena duas fase além do indicado no Plano São Paulo.

A liminar atende a um pedido do Ministério Público que alega inconstitucionalidade na decisão do prefeito Daniel Alonso (PSDB) de colocar por conta própria a cidade, que está na fase 2 do Plano São Paulo, diretamente na fase 4, permitindo a abertura de mais setores da economia.

Em entrevista à TV TEM no início da noite desta sexta-feira, Alonso afirmou que a prefeitura não foi notificada da decisão, mas quando isso acontecer os procuradores da prefeitura vão indicar as medidas a serem tomadas.

Segundo a decisão do relator Moreira Viegas, as decisões tomadas pela prefeitura são inconstitucionais porque que os municípios não estão autorizados a descumprir as medidas estabelecidas pelo governo do estado. O relator também solicita explicações da prefeitura e da Câmara dos Vereadores.

Para a Justiça, o relaxamento do isolamento social contraria estudos científicos e coloca em risco a população. A decisão ainda ressalta que o decreto pode agravar a pandemia e levar o sistema de saúde a um colapso. No primeiro dia da liberação das atividades, a cidade registrou filas no comércio.

Segundo o prefeito Daniel Alonso, Marília não teria contrariado o decreto do estado, mas apenas feito "uma reclassificação" diante de "um erro cometido pelos técnicos" ao colocar a cidade na fase 2.

"Estamos embasados em dados científicos, que indicam que estamos na faixa verde [fase 4>. Respeitamos a decisão da Justiça, mas vamos lutar para que Marília tenha autonomia para tomar suas decisões, pois não moramos no estado nem na união, moramos na cidade", disse o prefeito.

Diante da informação de que o município ainda não foi notificado da decisão, não há indicação para que o comércio e serviços não abram suas portas neste sábado (6). Confira abaixo como ficou o decreto da prefeitura que agora foi contestado na Justiça.

O que poderá funcionar?

Shoppings centers e galerias: reabertura com capacidade de 20% limitada e horário reduzido para seis horas ininterruptas;

Comércio em geral: reabertura com capacidade de 20% limitada e horário reduzido para seis horas ininterruptas;

Bares, restaurantes e similares: reabertura com capacidade de 40% limitada e horário reduzido para seis horas ininterruptas;

Salão de beleza, clínicas de estética e similares: reabertura com capacidade de 40% limitada e horário reduzido para seis horas ininterruptas;

Academias: reabertura com capacidade de 50% limitada e horário reduzido para seis horas ininterruptas.

Regras

Todos os estabelecimentos devem disponibilizar, na entrada e outros lugares estratégicos e de fácil acesso, álcool em gel para funcionários e clientes;

Uso de máscara obrigatório em todos os locais;

Higienizar todo o local antes e depois das atividades e durante o período de funcionamento;

Manter disponível kit completo de higiene de mãos nos banheiros de clientes e funcionários;

Determinar, em caso de fila de espera, que seja mantida distância mínima de dois metros entre as pessoas.

Receba nossas notícias em primeira mão!