Buscar no site

Livro resgata história de imigrantes alemães de Tarumã

O livro conta com 30 histórias de famílias imigrantes

Redação AssisCity

  • 02/01/21
  • 09:00
  • Atualizado há 171 semanas

Foi lançado no começo de dezembro o livro Narrativas de Imigrantes e Descendentes de Alemães de Tarumã, que resgata a história da fundação da cidade e das primeiras famílias de origem alemã que viveram na cidade.

O projeto foi organizado pelo professor do Departamento de Letras Modernas da Unesp de Assis, José Luis Félix, e contou com a participação de outras 13 pessoas, que colaboraram com a realização de pesquisas, escritas das narrativas e a ilustração do livro.

José Luis explica que a ideia surgiu em 2016, quando se reuniu com a Associação dos Moradores e Empreendedores do Brooklin de São Paulo -AMEB SP e com o Instituto Martius-Staden - SP, com a intenção de preservar a memória dos municípios de Maracaí, Cruzália e Tarumã.

"Até agora apenas Tarumã se interessou pelo projeto Narativas de Imigrantes Alemães. Tratar da temática é tratar da memória, da história e do local. Tarumã tem uma história parecida com outros municípios da região, mas além das semelhanças também tem suas próprias peculiaridades", destaca.

Divulgação - Capa do Livro
Capa do Livro

José Luis conta que a cidade teve origem com o farmacêutico Gilberto Lex, que herdou uma fazenda em 1890 e a loteou, passando a vender os lotes para famílias alemãs que formavam a Colônia Rio Grandense em Maracaí e Cruzália, atraindo assim as famílias de origem alemã e depois famílias italianas, árabes, japonesas e espanholas, que juntas formaram a cidade de Tarumã. Com a venda de lotes rurais e urbanos, a cidade foi toda planejada.

"O livro preserva a memória e faz refletir sobre a história, estabelecendo novos parâmetros e dados sobre a historia de Tarumã que não tinham aparecido ainda. O processo de produção foi coletivo, reunindo alunos e ex-alunos da Unesp, além de intelectuais interessados. No total tivemos a colaboração de cerca de 20 voluntários sendo que 14 participaram do processo de produção, que foi iniciado com o levantamento em cartórios e internet e também no Centro de Documentação da Unesp de Assis - Cedap, que possui um vasto acervo histórico da região", explica.

Ele esclarece que a primeira parte do livro conta com as informações históricas e científicas que ajudam a compreender a segunda parte do livro que são as 30 narrativas de famílias alemãs.

O projeto foi iniciado em 2017 e concluído em setembro de 2020, mas por conta da pandemia seu lançamento foi adiado até o início de dezembro.

Participaram da produção do livro com José Luis Féix: Alceu João Gregory, Antônio Marcos da Costa Lima, Flávia Renata da Silva Valoro, Geni Rosana Laurenti Vieira, Helder Franthesco Saqueto, Makelly Toral de Souza Barreiros, Marcos Abelbeck de Oliveira, Nei Rodrigues da Silva, Onaide Schwartz, Sérgio Vick, Vera Lúcia Caron Passa, e os ilustradores João Vitor Francisco da Silva e Rogério Ferreira Coelho, além do design Ricardo Brito que produziu a capa do livro.

Divulgação - Professor José Luis Félix e Makelly Toral de Souza Barreiros
Professor José Luis Félix e Makelly Toral de Souza Barreiros

Receba nossas notícias em primeira mão!