Buscar no site

Morre cão Bento que acompanhava padre em missas de Pamital

Animal acompanhava o sacerdote em todos os compromissos, desde os pessoais, como consultas médicas, até celebrações religiosas em Palmital

G1 - Bauru e Marília

  • 07/06/23
  • 16:00
  • Atualizado há 45 semanas

A comunidade católica de Palmital (SP) se despediu de Bento, o cachorro que era inseparável de seu tutor, o padre Luiz Fernando Dias. O animal de estimação morreu na noite desta terça-feira (6) e foi enterrado em um jardim próximo da Igreja Santo Antônio.

"Estamos muito sentidos com a partida do Bento. Por aqui, todos estão lamentando, mas o que eu disse durante o enterro: é um ciclo que se fecha", disse o padre. De acordo com ele, Bento vinha lutando contra um tumor no cérebro.

A doença foi descoberta no Carnaval deste ano e, desde então, o cão precisou ser internado para tratamento veterinário em algumas ocasiões. "Ele vinha tendo altos e baixos. Quando melhorava, tinha alta. Mas nos últimos três dias ele estava internado".

divulgação - Padre Luiz e seu inseparável pet, o Bento — Foto: Arquivo pessoal
Padre Luiz e seu inseparável pet, o Bento — Foto: Arquivo pessoal

A morte do cachorro motivou inclusive uma nota de pesar pela Paróquia Santo Antônio nas redes sociais.

"Bento, companheiro do nosso pároco, está nas mãos do Pai. Sentiremos muito sua falta, Bento, nas missas junto com a gente. Ficam as lembranças", informou o comunicado. "Fica aqui o conforto e sentimentos de toda comunidade paroquial de Santo Antônio".

Nos últimos oito anos o padre Luiz Fernando e Bento formaram uma dupla inseparável. Os dois eram tão unidos que o animal acompanhava seu tutor em todas as celebrações religiosas, sejam missas ou até casamentos e batizados.

Dócil, o pet fez sucesso na cidade e era considerado um verdadeiro membro da comunidade católica. Segundo padre Luiz, seu bispo não se incomodava com a presença do cachorro nas atividades da igreja, já que também é apaixonado por animais.

divulgação - Bento e comunidade religiosa em igreja de Palmital — Foto: Arquivo pessoal
Bento e comunidade religiosa em igreja de Palmital — Foto: Arquivo pessoal

Bento normalmente esperava seu tutor encerrar as bênçãos para se aproximar do púlpito, mas, em algumas festas, ele roubava a cena. Em certas ocasiões, o cãozinho também assumia o protagonismo, como na missa de benção aos animais, em outubro de 2023, Dia de São Francisco de Assis.

A família de Luiz sempre foi apegada aos animais, presentes em sua vida desde a infância. Antes de Bento, ele teve outro companheiro canino por anos, mas este acabou morrendo com problemas renais.

Pouco tempo depois, ele ganhou Bento, com cerca de dois meses de vida, de uma integrante da paróquia. O nome foi escolhido em votação entre os coroinhas como uma homenagem ao então Papa Bento XVI.

divulgação - Pequeno Bento, que hoje tem sete anos e 40 quilos, então filhote — Foto: Arquivo pessoal
Pequeno Bento, que hoje tem sete anos e 40 quilos, então filhote — Foto: Arquivo pessoal

Bento tinha porte grande, com aproximadamente 40 quilos, e era filhote de rottweiler com pastor alemão. Ele conviveu muito bem com outro pet do padre, o gato Biscoito. Ambos dormiam no quarto de Luiz, o bichano a seus pés e o cão em uma cama própria, com colchão.

Enquanto o gato tem "vida própria", o cão ficava a tira-colo com o religioso, seguindo-o até mesmo em consultas médicas e viagens. Bento conheceu diversos estados brasileiros e chamava a atenção por onde passava.

Receba nossas notícias em primeira mão!