Buscar no site

Paciente não atualiza dados no SUS e caso confirmado de Covid-19 é atribuído a Tarumã

Segundo assessoria de imprensa da Prefeitura, paciente mora em Londrina há 3 anos

Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação

  • 08/05/20
  • 15:00
  • Atualizado há 206 semanas

Nesta sexta-feira, 8 de maio, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Tarumã esclareceu um suposto caso confirmado de Covid-19 no município.

Segundo o boletim da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a cidade teria um caso já confirmado da doença, enquanto a Prefeitura não registrava.

A assessoria esclareceu que a confusão se deu porque a paciente não atualizou os dados cadastrais do cartão do SUS e, por isso, o caso foi contabilizado para Tarumã. No entanto, a pessoa foi embora do município há mais de cinco anos e atualmente mora em Londrina, no Paraná.

De acordo com o último boletim divulgado nesta sexta, o município tem 12 casos suspeitos notificados e isolados; 6 casos descartados e nenhum óbito.

Divulgação

Confira a nota de esclarecimento da Prefeitura de Tarumã:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo notificou um caso positivo de Covid-19 no município de Tarumã. No entanto, essa paciente em questão não reside em Tarumã há mais de cinco anos. Ela mora e foi contaminada pela Covid-19 em Londrina (PR), de acordo com o documento que comprova Covid-19 positiva, emitido pela Secretaria Estadual da Saúde do Paraná.

A contagem no número oficial de casos confirmados se dá pelo cartão SUS e, como este documento da paciente foi feito em Tarumã e ela (paciente) não atualizou o cadastro junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria Estadual computa como sendo um caso positivo no município.

A Secretaria da Saúde de Tarumá já notificou a Secretaria Estadual da Saúde e, no entanto eles ainda não fizeram a correção.

Reafirmamos que não há casos positivos para Covid-19 de pacientes residentes em Tarumã e o trabalho de combate à doença continua intenso.

Divulgação - Documento do estado do Paraná que comprova Covid-19 positiva da ex-moradora de Tarumã que atualmente mora em Londrina
Documento do estado do Paraná que comprova Covid-19 positiva da ex-moradora de Tarumã que atualmente mora em Londrina

Receba nossas notícias em primeira mão!