Buscar no site

PF realiza operação para apurar denúncias de fraude na compra de merenda escolar em Florínea

Segunda fase da Operação Food Education investiga suposta fraude em licitação, além de corrupção ativa e passiva, na compra de merenda pela prefeitura. Primeira fase da ação foi realizada em 2021

G1 - Bauru e Marília

  • 30/06/22
  • 10:00
  • Atualizado há 95 semanas

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (30) a segunda fase da Operação Food Education que investiga suspeita de fraudes na compra de merenda escolar da rede municipal em Florínea (SP).

A ação visa o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Além de Florínea, agentes da PF estiveram em Pedrinhas Paulista e Cruzália (SP).

Divulgação - Operação da Polícia Federal em Florínea (SP) — Foto: Arquivo pessoal
Operação da Polícia Federal em Florínea (SP) — Foto: Arquivo pessoal

Os contratos firmados com três empresas fornecedoras de alimentos, cujos valores totais alcançam aproximadamente R$ 2 milhões, estão sob suspeita.

A primeira fase da Operação Food Education foi deflagrada em 22 setembro de 2021, quando foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Florínea e Maracaí (SP).

Investigação

A investigação partiu de denúncia de irregularidades nas notas fiscais emitidas pelos fornecedores com itens não utilizados na merenda escolar, em quantidades excessivas ou, ainda, em decorrência de aquisições e emissões de notas fiscais em períodos de férias escolares.

Divulgação - Mandados foram cumpridos em Florínea e Maracaí na 1° fase da investigação - Foto: Reprodução/AssisCity
Mandados foram cumpridos em Florínea e Maracaí na 1° fase da investigação - Foto: Reprodução/AssisCity

No decorrer do inquérito, e reforçando a denúncia recebida pela PF, foi publicado relatório do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) classificando como parcialmente procedentes as suspeitas.

"Da análise do material apreendido na primeira fase, reforçou-se a presença de indícios de fraude à licitação e corrupção, o que tornou necessária a representação por novas medidas de busca e apreensão e o consequente avanço nas investigações", disse a PF.

Os investigados poderão responder, segundo os responsáveis pela apuração, pelos crimes de fraude a licitação e corrupção ativa e passiva.

A prefeitura de Florínea emitiu uma nota através de sua assessoria de imprensa e informou que está à disposição das autoridades e colabora com as investigações.

Confira a nota na íntegra:

Divulgação

Receba nossas notícias em primeira mão!