Buscar no site

Polícia Federal realiza megaoperação contra tráfico em Quatá, Echaporã e Paraguaçu Paulista

Operação Helix está sendo deflagrada em todo o território nacional

Redação AssisCity

  • 11/05/23
  • 11:00
  • Atualizado há 49 semanas

A Polícia Federal de Londrina deflagrou hoje a Operação Helix, e realizou buscas nas cidades de Echaporã, Quatá e Paraguaçu Paulista, na manhã desta quinta-feira, 11 de maio. O objetivo é desarticular uma organização criminosa responsável pela introdução de toneladas de drogas em território nacional e pela lavagem de dinheiro vindo do tráfico de drogas.

Durante os dois anos de investigação, a Operação Helix teve sucesso na apreensão de 2.750kg de cocaína, além de nove helicópteros e um caminhão utilizados para transportar a droga proveniente do Paraguai.

divulgação - Polícia Federal apreendeu diversos helicópteros e grande quantidade de drogas - Foto: Divulgação
Polícia Federal apreendeu diversos helicópteros e grande quantidade de drogas - Foto: Divulgação

Nesta manhã, a Polícia Federal cumpriu 43 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão nos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais. Além disso, foram realizados o prisão de diversos bens móveis, como automóveis e helicópteros, e de um imóvel vinculado à organização criminosa, cujos valores estimados ultrapassam os R$ 30 milhões de reais. Também foram bloqueados valores e contas bancárias das pessoas e empresas envolvidas.

A operação contou com a cooperação jurídica e policial do Paraguai, após a identificação de que os carregamentos da droga eram feitos em uma fazenda localizada naquele país. Inclusive, há a tentativa de cumprimento de um mandado de prisão contra um dos investigados que se encontra no Paraguai, com o auxílio da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) e do Ministério Público daquele país.

divulgação - Helicópteros com drogas usado para tráfico internacional - Foto: Divulgação
Helicópteros com drogas usado para tráfico internacional - Foto: Divulgação

O nome da operação, Helix, faz referência ao método utilizado pela organização criminosa, que consistia na utilização de helicópteros para a introdução da droga em território nacional. Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Receba nossas notícias em primeira mão!