Buscar no site

Prefeitura confirma circulação de variantes do coronavírus em Ourinhos

Cidade recebeu amostras de exames de 20 pacientes com Covid-19 nesta terça-feira (6), sendo que sete delas voltaram com resultado positivo para a variante brasileira e nove para 'outras variantes'.

G1

  • 07/04/21
  • 10:00
  • Atualizado há 155 semanas

A Prefeitura de Ourinhos (SP) confirmou, nesta terça-feira (6), a circulação de variantes da Covid-19 na cidade. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram registrados sete casos da P1, variante brasileira, e nove casos de "outras variantes", não especificadas pelo município.

As confirmações foram feitas depois que a prefeitura recebeu os resultados de amostras de exames de 20 moradores diagnosticados com coronavírus.

De acordo com a prefeitura, os exames foram coletados entre os dias 26 de fevereiro e 15 de março, por meio de Swab de secreção em nasofaringe de pacientes em estado grave, internados na UTI da Santa Casa de Ourinhos.

As amostras foram transportadas para o Departamento de Doenças Tropicais na USP de São Paulo e analisadas pela técnica de Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real (RT-qPCR).

A Secretaria Municipal de Saúde informou que, das 20 amostras, sete voltaram com resultado positivo para P1, nove com resultado positivo para "outras variantes" e apenas quatro amostras voltaram com resultado negativo para variantes diferentes do Sars-CoV-2.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Ourinhos, os estudos não detectaram variantes do Reino Unido e da África do Sul.

Até o dia 23 de março, o governo do estado de São Paulo havia confirmado 23 casos da variante P1 no centro-oeste paulista, sendo 10 em Jaú, quatro em Lençóis Paulista, três em Lins, três em Bauru, um em Pederneiras, um em Bocaina e um em Dois Córregos. Além disso, um caso foi confirmado pela prefeitura de Chavantes.

Receba nossas notícias em primeira mão!