Buscar no site

Projeto Arte Brasil realiza duas oficinas plásticas gratuitas em Quatá

Obras produzidas serão exibidas ao público da cidade; atividades começaram no dia 29 de novembro

Divulgação

  • 01/12/21
  • 14:00
  • Atualizado há 121 semanas

O Projeto Arte Brasil chega a Quatá (SP) entre os dias 29 de novembro e 10 de dezembro para a realização de duas oficinas plásticas gratuitas na cidade, explorando técnicas e escolas artísticas como arte francesa, mosaico e a arte naïf para até 50 pessoas interessadas, de todas as idades e sem a necessidade de experiência prévia. Divididos em duas turmas de até 25 integrantes, os participantes terão direito a 30 horas de aulas, com dez encontros de três horas cada.

As atividades são separadas em três módulos. O primeiro é voltado para a montagem de mosaicos, com manuseio de pequenos fragmentos de pedra e de outros materiais como plástico, areia, papel e conchas para o preenchimento de planos como pisos e paredes. "Nos dias de hoje, o mosaico ressurgiu, despertando grande interesse, sendo cada vez mais utilizado, artisticamente, na decoração de ambientes interiores e exteriores", afirma Nelson Dutra, responsável pelo Projeto.

Divulgação

Já o segundo módulo se debruça sobre a arte naïf ou primitiva moderna, que envolve a produção por pessoas sem preparação acadêmica, sem que isso represente uma qualidade inferior quanto às obras. Por fim, o terceiro módulo será dedicado à sobreposição de gravuras de papel, técnica essa conhecida como arte francesa.

"Trabalharemos o olhar dos participantes de maneira distinta, não apenas fazendo-os apreciar as artes plásticas clássicas, mas aplicando suas próprias visões ao que estejam fazendo e tornando cada uma destas formas de arte em algo mais brasileiro", explica Dutra.

Ao término de cada oficina, será realizada uma exposição com os trabalhos dos alunos, a ser exibida em local aberto ao público. Os interessados podem se inscrever por meio do site oficial do projeto até o dia primeiro do mês de dezembro.

Divulgação

O evento será divulgado com auxílio de secretarias de cultura por meio de cartazes e folhetos e com apoio das redes sociais. As oficinas de artes do Projeto Arte Brasil são realizadas com recursos do Proac (Programa de Apoio a Cultura do Estado de São Paulo) e tem o patrocínio da Zilor.

Orientações contra a Covid

Todos os participantes, obrigatoriamente, devem utilizar máscara e álcool em gel durante as atividades e apresentar a carteira de vacinação com pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Serviço

Projeto Arte Brasil

Quando: de 29 de novembro a 10 de dezembro

Onde: Escola Estadual Francisco Balduino de Souza "Chiqunho", localizada na Av. Comendador José Giorgi, 1263 - Centro, Quatá/SP

Horário: das 14h às 17h e das 19h30 às 22h30

Inscrições: Abertas até 01 de dezembro, gratuitamente pelo site: www.bit.ly/arte_brasil

Receba nossas notícias em primeira mão!