Buscar no site

Publicitária que foi candidata a prefeita de Tupã está entre presos na operação contra atos de vandalismo em Brasília

Klio Damião Hirano foi presa na capital na noite desta quarta-feira (28). Polícia Federal e Polícia Civil do Distrito Federal cumpre mandados de prisão de suspeitos na tentativa de invasão da sede da PF e outros atos de vandalismo

Divulgação G1

  • 30/12/22
  • 10:00
  • Atualizado há 64 semanas

A mulher que está entre as pessoas que foram presas até a manhã desta quinta-feira (29) na operação da Polícia Federal que apura atos de vandalismo em Brasília é de Tupã, no interior de São Paulo, e foi candidata à prefeitura da cidade nas últimas eleições municipais, em 2020.

A publicitária bolsonarista Klio Damião Hirano participou da disputa em chapa única pelo PRTB e não se elegeu.

Ela recebeu 364 votos e foi a menos votada entre os candidatos. Klio tem 40 anos e é filha do fotógrafo Eizi Hirano, que tem o trabalho conhecido nacionalmente e fundou uma rede de lojas de impressão fotográfica. Ele morreu em abril de 2019 e o distrito industrial da cidade recebeu seu nome.

Nas redes sociais da publicitária há várias postagens que fazem referência ao presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores. Em agosto, Klio postou fotos do encontro com a deputada Carla Zambelli em uma universidade de Marília.

Ela era frequentadora do acampamento golpista de apoio ao presidente no Quartel-General do Exército em Brasília, onde estaria, segundo as postagens nas redes sociais desde o mês de novembro, após as eleições.

Antes de ser presa, Klio postou um vídeo de uma solenidade no Palácio do Planalto (veja abaixo). Além dessas publicações, há dezenas de fotos e vídeos dela em Brasília junto com outros apoiadores do atual governo.

Divulgação - Publicitária de Tupã estaria em Brasília desde novembro, após as eleições — Foto: Instagram/ Reprodução
Publicitária de Tupã estaria em Brasília desde novembro, após as eleições — Foto: Instagram/ Reprodução

A publicitária estaria entre as pessoas que tentaram invadir a sede da PF em Brasília no último dia 12 de dezembro.

O g1 tenta contato com a defesa dela, mas ainda não obteve retorno. A PF informou que uma equipe está na cidade de Tupã e cumpre mandados de busca e apreensão em endereços da suspeita.

Entre os crimes apurados pela ação, estão abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado, dano qualificado, incêndio majorado e associação criminosa.

Os mandados são cumpridos no DF e em sete estados: Rondônia, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro.

Operação Nero

A operação ganhou o nome de Nero, em referência ao imperador romano do primeiro século que ateou fogo em Roma.

Segundo a PF, as investigações tiveram início depois da tentativa de invasão à sede da PF. À ocasião, bolsonaristas tentaram resgatar José Acácio Serere Xavante, indígena preso pela instituição no dia 12 de dezembro. Sem sucesso, iniciaram ataques de vandalismo na capital.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 8 veículos, entre carros e ônibus, foram incendiados pelo grupo. Eles também quebraram vidros de automóveis, depredaram equipamentos públicos e a 5ª Delegacia de Polícia, na Asa Norte.

A PF afirma que a investigação teve início na corporação, em conjunto com a Polícia Civil do DF, que apurou os ataques de vandalismo na capital. Por declínio de competência, os inquéritos foram enviados ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Receba nossas notícias em primeira mão!