14 de Agosto de 2022
20º/30º
Notícias - Região

Trabalhadores da agrícola Água Bonita, em Tarumã, convocam greve

Colaboradores pedem reajuste salarial e fim do banco de horas

Os trabalhadores da Agrícola Água Bonita, sediada no município de Tarumã, aprovaram em assembleia geral da categoria, no último dia 20, o estado de greve, devendo permanecer assim até o dia 26, quando então poderão entrar em paralisação total com a deflagração de greve.

De acordo com o sindicato da categoria, os trabalhadores pleiteiam, entre outras coisas, o reajuste salarial correspondente a 12,47% mais 5% de ganho real. Eles também pedem o fim do chamado banco de horas, implantado na empresa.

Segundo o diretor do sindicato, Valderi da Silva Morais, a inflação está corroendo o salário do trabalhador e a política implantada pela empresa, torna o ganho salarial um dos piores do estado de São Paulo. "Dessa forma os trabalhadores da empresa não estão tendo ganho suficiente para a manutenção básica de suas necessidades", comenta o sindicalista.

O que diz a empresa

Em nota a Água Bonita informou que, na reunião realizada no dia 20, na sede da Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de SP, a empresa apresentou novas propostas e contrapropostas, algumas muito melhores do que os outros acordos coletivos já fechados pelo mesmo sindicato em outras empresas da região.

"Estranhamente, o sindicato, ao invés de responder adequadamente os pontos apresentados e debatidos nesta reunião, tão somente, notificou a empresa com os mesmos pleitos já debatidos nas reuniões passadas, o que é incompreensível, pois vários pontos já haviam sido solucionados" diz nota.

A nota também destaca que nesta reunião não existiu qualquer assembleia geral na empresa, nem tão pouco com seus colaboradores, para tratar sobre a deflagração da greve mencionada, considerando que empresa e sindicato estavam em tratativas, com presença conjunta em referida ocasião.

Para finalizar a Água Bonita afirmou que o sindicato realizou no dia 21, sem qualquer aviso prévio ou justificativa, uma manifestação na portaria da empresa, questionando pontos tratados na reunião do dia 20, ignorando todas as tratativas até então construídas, fazendo-se acreditar que a empresa estava inerte e que não queria negociar.

Divulgação - Sindicato convoca trabalhadores da agrícola Água Bonita, em Tarumã, para definirem sobre greve - Foto: Divulgação
Sindicato convoca trabalhadores da agrícola Água Bonita, em Tarumã, para definirem sobre greve - Foto: Divulgação


"Por fim, informamos que todos os colaboradores da Água Bonita já estão cientes das ações tomadas em relação às reinvindicações via comunicação interna, e que a empresa está fazendo o possível para atendê-los da melhor forma" conclui.
Redação AssisCity
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM