Buscar no site

Turistando: o que fazer em Pedrinhas Paulista?

Na nova série turística do Portal AssisCity você conhecerá os melhores pontos turísticos da região do Vale do Paranapanema

Redação AssisCity

  • 10/10/21
  • 11:00
  • Atualizado há 131 semanas

A história, os contos e causos de cada município os tornam únicos e por isso o Brasil é tão famoso por sua rica cultura, que traz muitas atrações turísticas para quem gosta de conhecer novos lugares.

Na nova série 'Turistando' do Portal AssisCity você vai conhecer e saber quais as principais atrações, sejam arquitetônicas, culturais ou gastronômicas, nas cidades que compõe o Vale do Paranapanema. Pedrinhas Paulista é um dos municípios que compõe o Consorcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP) e fica na região oeste do estado de São Paulo, a 400 km da capital. De acordo com o IBGE o municipio tem 3.101 habitantes.

Vindos diretos da Itália, em busca de um lugar tranquilo para criar os filhos, a colônia Italiana deu vida e riqueza ao município de Pedrinhas Paulista que, neste mês de setembro, comemorou seu 69° aniversário de emancipação.

Arquitetura

Desde sua arquitetura, até as atrações musicais e artísticas, a cidade enche os olhos de qualquer turista que goste de apreciar e conhecer novas culturas. Começando pelo imponente prédio legislativo, onde funciona a Câmara Municipal.

Para os amantes de arquitetura é um prato cheio de apreciação e também é perfeito para aquele click fotográfico para atualizar o feed do Instagram.

Divulgação - Câmara Municipal de Pedrinhas Paulista - Foto: Divulgação - Secretaria de Turismo de Pedrinhas Paulista
Câmara Municipal de Pedrinhas Paulista - Foto: Divulgação - Secretaria de Turismo de Pedrinhas Paulista

Continuando com belas construções, trazemos o Cine Teatro Municipal de Pedrinhas Paulista, local utilizado como lazer aos colonos na década de 50. Completamente restaurado, possui hoje, belíssima arquitetura e capacidade para 300 pessoas. É um importante palco de eventos históricos e culturais, possuindo também o Kit Cinema com projetor para exibição de filmes.

Divulgação - Cineteatro de Pedrinhas Paulista - Foto: Divulgação - Secretaria de Turismo de Pedrinhas Paulista
Cineteatro de Pedrinhas Paulista - Foto: Divulgação - Secretaria de Turismo de Pedrinhas Paulista

O Centro Cultural da cidade está localizado no centro de Pedrinhas Paulista. É composto pelo "Museu dos Pioneiros", Biblioteca Municipal "Izabel Chagas Terzi", Arquivo Histórico Municipal e Salão de Exposições. O local recebe visitação de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, e aos finais de semana com agendamento pelo número (18) 3375-1063.

O museu dos pioneiros conta a história de Pedrinhas Paulista e dos imigrantes italianos. Possui fotos, documentos, móveis e diversas antiguidades doadas pelos descendentes dos primeiros imigrantes da cidade. Parte do acervo documental da Companhia de Colonização e Imigração italiana e diversos trabalhos acadêmicos que dizem respeito à imigração, também estão lá. O local é muito procurado por visitantes e por estudantes e pesquisadores.

Divulgação - Centro Cultural de Pedrinhas Paulista - Foto: Divulgação - Secretaria de Turismo de Pedrinhas Paulista
Centro Cultural de Pedrinhas Paulista - Foto: Divulgação - Secretaria de Turismo de Pedrinhas Paulista

A cidade ainda conta com a histórica Igreja São Donato, tendo o início de sua construção em 21 de setembro de 1952, com a colocação da pedra fundamental, que simboliza o inicio da colônia. Na igreja existe uma imagem de São Donato e uma relíquia do santo, ambos vindos da Itália.

Divulgação - Igreja de São Donato - Foto: Mundozinhos
Igreja de São Donato - Foto: Mundozinhos

Ao lado da pedra fundamental é possível visitar o Sino Cinquentenário que marca os 50 anos de fundação da Colônia. Nele existe uma urna lacrada, colocada em 2002, com cartas da população da época para as gerações futuras, a urna será aberta quando a cidade completar 100 anos, em 2052.

Divulgação - Sino Cinquentenário - Foto: Divulgação - Secretaria de Turismo de Pedrinhas Paulista
Sino Cinquentenário - Foto: Divulgação - Secretaria de Turismo de Pedrinhas Paulista

Praças

As praças também são boas atrações turísticas para quem gosta de história ao ar livre. Como a Praça Roma, local que homenageia a Loba Capitolina, que segundo a lenda foi responsável por salvar a alimentar os gêmeos Remo e Rômulo, que foram abandonados em um cesto nas águas do rio Tibre. Quando adulto, Rômulo matou seu irmão Remo e, em seguida, fundou Roma, oito séculos antes de Cristo.

Divulgação - Estátua da Loba Capitolina na Praça Roma - Foto: Divulgação - Secretaria de Turismo de Pedrinhas Paulista
Estátua da Loba Capitolina na Praça Roma - Foto: Divulgação - Secretaria de Turismo de Pedrinhas Paulista

Outra opção que a cidade oferece é a Praça Monsenhor Ernesto Montagner, que é formada por monumentos e estátuas que transformam este espaço num cenário encantador e curioso, como "Memorial do Pioneiro Brasileiro", que possui os nomes das famílias brasileiras que também ajudaram na construção da colônia e o Busto em homenagem à Monsenhor Ernesto Montagner, pároco italiano que chegou à colônia com a missão de dar suporte espiritual as famílias.

Divulgação - Praça Monsenhor Ernesto Montagner - Foto: Divulgação - Secretaria de Turismo de Pedrinhas Paulista
Praça Monsenhor Ernesto Montagner - Foto: Divulgação - Secretaria de Turismo de Pedrinhas Paulista

Culinária

Além dos pontos históricos que trazem toda a união entre os povos italianos e brasileiros, Pedrinhas Paulista oferece rica variedade em comidas italianas, como macarrão, crostolli, pão italiano, lazanha, raviolli, nhoque e rondelli.

Uma das principais atrações gastronômicas é Macarronada de São Donato que é produzida e servida para toda a população no evento realizado dia 7 de agosto, dia de São Donato.

Conheça: Pedrinhas Paulista realiza tradicional Festa de São Donato

Divulgação - Macarronada da Festa de São Donato - Foto: Divulgação - Secretaria de Turismo de Pedrinhas Paulista
Macarronada da Festa de São Donato - Foto: Divulgação - Secretaria de Turismo de Pedrinhas Paulista

A Festa Veneta também é destaque entre as recreações oferecidas pela cidade, a celebração começou como "Festa da Polenta" (comida típica da região do veneto), e mudou o nome para festa Veneta com o intuito de promover um encontro e homenagear as famílias oriundas desta região da Itália, mas atrai também público de outras regiões, assim como brasileiros que gostam e se identificam com a cultura italiana.

E o por último o destaque para a Festa Italiana que está em sua XXIX edição e tem como atrações principais show de música italiana, comidas típicas, apresentação de tarantela.

Gostou das dicas? Fica ligado que o Portal AssisCity traz o melhor do turismo da região do Vale do Paranapanema!

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais