Buscar no site

Veterinária burla sistema e toma três doses de vacinas contra Covid-19; Prefeitura de Guarulhos pede apuração do MP

Nas redes sociais, a mulher declarou que tomou a 3ª dose para se sentir 'mais protegida e viajar para onde quiser'. Ela procurou uma UBS sem computador, na periferia de Guarulhos

G1

  • 02/07/21
  • 11:00
  • Atualizado há 146 semanas

Uma veterinária burlou o sistema de vacinação e tomou três doses de vacinas contra a Covid-19, na Grande São Paulo. Jussara Sonner foi vacinada com as duas doses da Coronavac em fevereiro e março na UBS Vila Fátima, em Guarulhos, e tomou a dose única da Janssen na UBS Uirapuru na quarta-feira (30) por vontade própria.

Nas redes sociais, Sonner publicou o comprovante das três doses e declarou que tomou a terceira dose para se sentir "mais protegida e viajar para onde quiser".

divulgação - Jussara publicou o comprovante das três doses nas redes sociais
Jussara publicou o comprovante das três doses nas redes sociais

"Sei que nenhuma vacina é totalmente segura porque não houve tempo para a realização de testes. Mas como no início do ano tomei a vacina estava bastante incomodada com isso. Esperei o tempo necessário - 3 meses- e hoje consegui tomar a Janssen. Me sinto mais protegida e com dose única estou liberada para viajar para onde quiser", disse ela em rede social.

Quando questionada por uma outra pessoa na publicação como tinha conseguido burlar o sistema de vacinação, Jussara informou que foi até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que estava sem computadores para verificar se o nome dela já constava no sistema de vacinação.

"Uma sorte, anotaram meu nome em uma folha timbrada, quando cair no sistema já será tarde", afirmou.

Nas postagens que faz nas redes sociais, Jussara Sonner declara voto no presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e compartilha memes contra o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), responsável pela chegada da Coronavac no Brasil.

Em nota ao G1, a Prefeitura de Guarulhos informou que "tomou conhecimento nesta manhã das postagens da médica veterinária e imediatamente determinou que o caso fosse enviado ao Ministério Público Estadual para que ela seja investigada".

A prefeitura informou ainda que "não mede esforços para promover uma vacinação célere e eficiente, criando critérios objetivos para a contemplação de sua população. Mas não se pode fechar os olhos para abusos e fraudes que visem burlar esse sistema, ainda mais baseadas em motivações desprovidas de amparo científico que possam prejudicar grupos prioritários para a vacinação, como neste caso".

divulgação - Cartão de Jussara Sonner com a anotação das duas doses da Coronavac tomadas por ela
Cartão de Jussara Sonner com a anotação das duas doses da Coronavac tomadas por ela

A Secretaria Municipal da Saúde abriu um procedimento interno para apurar que tipo de falha pode ter ocorrido no sistema da UBS para que a mesma pessoa fosse vacinada duplamente com imunizantes diferentes.

O Ministério Público de Guarulhos diz que foi comunicado pela Prefeitura de Guarulhos sobre o caso às 16h25 deste quinta (1), mas a representação para a Promotoria Criminal de Guarulhos ainda não foi analisada.

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Comissão Especial Integrada, órgão responsável pela apuração de denúncias e aplicação de penalidades a quem furar a fila da vacinação da Covid-19 no estado de SP, informou, por nota, que também investigará o caso.

divulgação - Jussara Sonner exibe nas redes sociais cartão que comprova a terceira dose da vacina tomada por ela em Guarulhos, na Grande SP
Jussara Sonner exibe nas redes sociais cartão que comprova a terceira dose da vacina tomada por ela em Guarulhos, na Grande SP

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais