Buscar no site

Youtuber que morou em Palmital faz sucesso falando sobre autismo

Willian Chimura é mestrando em Educação e desenvolver softwares digitais para o tratamento do autismo

Redação AssisCity

  • 24/01/21
  • 09:00
  • Atualizado há 168 semanas

Natural de São Paulo, mas palmitalense de coração, o programador, mestrando e youtuber Willian Chimura, de 27 anos, tem mais de 185 mil inscritos em seu canal do Youtube, onde apresenta conteúdos sobre o Espectro Autista.

"No Youtube o meu trabalho é mais pedagógico, levo informações sobre artigos, tratamentos, assuntos de políticas públicas, tudo voltado para pais, familiares e até mesmo para os próprios autistas", explica Willian.

Em seus vídeos, Willian fala sobre autismo na infância, estereotipias, comunicação não verbal, autismo e amizades, inclusão nas escolas, sinais de alerta em crianças autistas entre outros diversos temas relacionados ao Transtorno do Espectro Autista, TEA.

O Autismo

Willian Chimura tem a Síndrome de Asperger, que é autismo leve, e em entrevista explicou ao Portal AssisCity um pouco sobre o TEA.

"O autismo é popularmente categorizado em três níveis; o severo, o moderado e o leve. Neles encontram-se diversas atipicidades em níveis diferentes, sejam elas nas interações sociais ou na comunicação e também nos padrões de comportamentos repetitivos e restritivos", explica.

Willian considera importante ressaltar que autismo não é uma doença e sim um Transtorno do Neurodesenvolvimento, "pois, por mais que o autista tenha um ótimo tratamento, desde a infância, com terapeutas e todos os profissionais capacitados, ele nunca deixará de ser autista".

Além disso, Willian também trabalha como acompanhante terapêutico de crianças com autismo, de forma privada, que seria feito na casa da criança e posteriormente na escola. Essa função ajuda no desenvolvimento e integração da criança com os colegas de sala de aula e auxiliar nas atividades pedagógicas, assim como na inserção da criança nos ambiente sociais.

"Hoje trabalho acompanhando criança e é incrível! Na maioria dos casos cada profissional acompanha em média duas crianças, pois é um trabalho que requer muita atenção e dedicação", destaca Willian.

Além do Youtube

Os pais de Willian moram em Palmital, já, o jovem, morou na cidade até o término do Ensino Médio, quando em 2013 conseguiu uma bolsa de estudos pelo Ciências sem Fronteiras e passou um ano morando na Califórnia e quando retornou foi para Porto Alegre, onde vive atualmente.

"Eu sempre estou em Palmital. Dou palestras e visito meus familiares. Para mim é muito importante o trabalho que desenvolvo em torno do autismo, atualmente além do meu canal do Youtube, estou cursando mestrado e meu produto final é o desenvolvimento de software Digitais para o tratamento do autismo", destaca Willian.

A ideia de Willian é seguir na área acadêmica, terminar o mestrado e iniciar um doutorado, tudo com foco no Transtorno do Espectro Autista.

Divulgação - Willian Chimura é programador, mestrando e youtuber
Willian Chimura é programador, mestrando e youtuber

Polêmica com Léo Lins

Em 2020 uma polêmica se criou em torno de declarações feitas pelo humorista Léo Lins, participante do programa The Noite, apresentado por Danilo Gentili no SBT. Após serem bombardeados pela população, a produção do programa convidou Willian para dar uma entrevista e esclarecer pontos relacionados ao autismo.

"Eu tive total liberdade de falar o que eu achasse válido; falei sobre o autismo e acho que consegui alcançar muitas pessoas com isso. O feedback foi positivo, muitas pessoas foram alcançadas e valeu a pena", finaliza.

Para acompanhar o trabalho do jovem Willian Chimura basta se inscrever em seu canal @Willian Chimura ou segui-lo no Instagram @chimurawill.

Divulgação - Participação no programa The Noite levou informação sobre o autismo para milhares de pessoas
Participação no programa The Noite levou informação sobre o autismo para milhares de pessoas

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais