Buscar no site

A importância de tomar sol mesmo em isolamento social

A luz do sol fornece vitamina D, que ajuda no sono, reduz o estresse e estimula o sistema imunológico

Divulgação

  • 18/06/20
  • 11:00
  • Atualizado há 200 semanas

Com o sol brilhando o ano todo, o banho de sol não é apenas um momento para você relaxar. Pode parecer estranho, mas tomar sol pode significar, literalmente, receber vitaminas no rosto. O que tem acontecido, no entanto, é que as pessoas podem não ter recebido muita luz solar ultimamente, pois estão trancadas em suas

casas para evitar o contágio do coronavírus.

Além disso, ter uma janela que se abre para o ar externo é um luxo que muitas casas não tem. Com as cidades cada vez mais povoadas e os prédios cada vez maiores, a chance de ver a luz do sol entrar de maneira significativa pela janela da sala é cada vez mais rara.

Ainda assim, alguns estudos e especialistas têm relacionado a luz do sul com a possibilidade de diminuição da circulação do coronavírus. Não há, entretanto, evidências de que a luz do sol possa matar o vírus mortal e altamente contagioso.

No entanto, a Organização Mundial da Saúde concorda que aproveitar o sol pela manhã e antes do pôr do sol tem muitos efeitos positivos em um período de quarentena, pois pode aumentar a circulação sanguínea e ajudá-lo a desintoxicar. A luz do sol fornece vitamina D que ajuda a dormir melhor, reduz o estresse, aumenta o sistema auto-imune e produz ossos mais fortes.

Sua dose diária de vitamina D pode ser difícil de obter apenas com alimentos, que incluem certos tipos de peixe, gema de ovo e leite. Sem mencionar que algumas pessoas podem se achar alérgicas à comida ou simplesmente não têm os recursos para comprá-la neste momento difícil.

Portanto, pandêmico ou não, obter a quantidade adequada de sol todos os dias é bom para você . Abaixo estão as dicas da Organização Mundial da Saúde sobre como aproveitar o sol para combater o coronavírus e melhorar o seu dia durante a quarentena.

Divulgação - OMS concorda que aproveitar o sol pela manhã e antes do pôr do sol tem muitos efeitos positivos em um período de quarentena, pois pode aumentar a circulação sanguínea e ajudá-lo a desintoxicar
OMS concorda que aproveitar o sol pela manhã e antes do pôr do sol tem muitos efeitos positivos em um período de quarentena, pois pode aumentar a circulação sanguínea e ajudá-lo a desintoxicar

1. Limite o tempo de estar sob luz solar direta

Você pode melhorar seu sistema imunológico e obter sua dose diária de vitamina D estando sob a luz direta do sol. No entanto, é aconselhável não gastar mais de 30 minutos todos os dias ao fazê-lo.

2. Evite horários de pico

Aproveite a luz do sol antes das 10h e depois das 15h. O sol entre as 10h e às 15h é forte e cheio de raios ultravioletas que fazem mal a pele. A exposição da pele ao sol nessas horas pode causar queimaduras graves.

3. Use protetor solar

Não se esqueça de aplicar protetor solar ou protetor solar para proteger sua pele. Aplique a proteção da cabeça aos pés para evitar os efeitos negativos do UVA e UVB.

4. Use roupas de proteção

Use um chapéu e roupas respiráveis ​​que possam cubrir seus ombros, peito, estômago e outras áreas sensíveis do sol.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais