Buscar no site

Assis pode ter programa "Eu não esqueço" para prevenção e tratamento de Alzheimer

A proposta é da vereadora Vanessa Eugênio e sua votação depende de ser incluída na pauta

Redação AssisCity

  • 06/06/21
  • 10:00
  • Atualizado há 149 semanas

A leitura do Projeto de Lei 66/2021 da vereadora Vanessa Eugênio, Republicanos, na última Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, e que deve ir para votação nas próximas sessões, representa um grande avanço nas políticas públicas voltadas para a saúde preventiva do Alzheimer.

A proposta é destinada ao atendimento, apoio e tratamento e prevenção da doença de Alzheimer, com projetos de orientação tratamento e apoio assistencial e de conscientização aos familiares e cuidadores, referentes aos males causados pela doença, cuidados especiais no manuseio, capacidade de adaptação e segurança dos portadores.

Se aprovado, quando incluído na pauta, e sancionado pelo prefeito José Fernandes, serão implementadas medidas de auxílio às famílias e curadores dos portadores da doença, para identificar as necessidades individuais de cada portador, de modo a garantir acesso aos exames clínicos necessários, ao tratamento médico indicado.

Outro avanço seria a realização de convênios e parcerias com entidades de direito público ou privado, clínicas especializadas e rede hospitalar, visando incentivar e propor melhorias no tratamento e no acompanhamento dos pacientes, além de promover orientação e apoio aos familiares e cuidadores das pessoas com doença.

A vereadora propõe também que se crie um banco de dados com cadastramento dos pacientes portadores de doença de Alzheimer e demais doenças neurodegenerativas no Município, de modo a permitir o efetivo controle e o levantamento estatístico da doença.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais