17 de Setembro de 2021
20º/30º
Notícias - Saúde

Assis registra 15 acidentes com animais peçonhentos em 2021

Saúde orienta para cuidados

Com o clima quente o aparecimento de escorpiões se torna mais frequente, somente neste ano já foram registrados 15 acidentes com animais peçonhentos, por isso a Secretaria Municipal de Saúde de Assis, através do Departamento de Controle de Endemias orienta para que sejam evitados acidentes envolvendo o animal.

Rodrigo Caetano, responsável pelo departamento, explica que com as temperaturas mais elevadas é necessário redobrar a atenção, pois os escorpiões costumam se deslocar nesta época do ano.
"Caso o morador encontre escorpiões em sua casa, ele não deve tentar captura-lo, pois o escorpião é um animal muito rápido e peçonhento oferecendo risco de picada", ressalta.

Rodrigo lembra que se acontecer algum acidente com picada de escorpião é preciso ir imediatamente até a UPA (Unidade Pronto Atendimento) de Assis.

"A UPA de Assis é referência para atendimento de acidentes com escorpião em toda a região. Lá há um protocolo para atendimento e é onde há o soro que pode ser ministrado; o medicamento é eficiente para picada de todo tipo de escorpião", esclarece.

Rodrigo lembra ainda que alguns cuidados devem ser mantidos para evitar o risco de aparecimento de escorpiões e picadas, como manter os quintais limpos.

"Sempre que encontrar animais como baratas em seus quintais é preciso ter atenção, pois elas são os alimentos dos escorpiões e eles vão até onde possam encontrá-las; manter os quintais limpos sem madeiras e restos de materiais de construção civil também é importante, além de manter ralos sempre tampados", ressalta.

Rodrigo orienta ainda a deixar berços e camas a, pelo menos, 10 centímetros de distancia de paredes, não deixar roupas de cama tocando no chão e verificar os calçados antes de calçá-los.

"Se houver qualquer problema com o surgimento de escorpiões ou alguma dúvida os moradores podem entrar em contato conosco pelo número (18) 3302-5558, que estamos a disposição para orientações e visitas aos locais", conclui.


Redação AssisCity
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM