Buscar no site

Assis registra aumento de 164% de casos de dengue em janeiro comparado ao ano passado

Foram 128 pessoas notificadas, destas, 29 positivas, 18 negativas e 75 ainda estão aguardando o resultado

Redação AssisCity

  • 01/02/23
  • 13:00
  • Atualizado há 63 semanas

O começo do ano foi marcado por grandes períodos de chuva em Assis, o que acaba gerando preocupação para boa parte da população, tendo em vista a falta de cuidado de alguns com água parada, podendo acarretar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

Neste ano de 2023, o mês de janeiro registrou 18 casos a mais do janeiro de 2022. Foram 128 pessoas notificadas, destas, 29 positivas, 18 negativas e 75 ainda estão aguardando o resultado. No ano passado, apenas 41 pessoas foram notificadas, 11 positivas e 30 negativas.

Com isso, para controlar os casos na cidade, o departamento de controle de endemias, esteve à frente do município, intensificando as ações de combate ao vetor, visitando as casas. Além da realização da Avaliação Densidade Larvária (ADL) que mostra a infestação de larvas no município, auxiliando na coleta de dados.

Para evitar e combater a dengue é necessário a colaboração de cada munícipe, para manter os quintais sempre limpos, eliminando todo e qualquer recipiente que possa acumular água parada, inclusive com a verificação de calhas, caixas d'água, casos e pratos de plantas.

"A melhor forma de combater a dengue é acabando com os locais onde o mosquito transmissor se prolifera. Cada fêmea pode colocar até uma centena de ovos. Em um ambiente ideal, esses ovos podem ficar até um ano e meio na natureza antes de eclodirem. O ciclo de vida do mosquito dura em torno de 45, 50 dias, não muito mais do que isso. Ao longo desse período, a fêmea pode depositar centenas de ovos, em diversos lugares", frisa Cristiane Silvério, secretária municipal de saúde.

Dengue

Infecção: além do Aedes aegypti, o mosquito Aedes albopictus (mosquito tigre - asiático) também pode transmitir dengue. Para passar o vírus, o inseto precisa ter picado alguém infectado. Não há transmissão pelo contato direto com um doente ou suas secreções, nem por meio de fontes de água ou alimento.

Sintomas: febre alta, dores no corpo e náuseas; manchas vermelhas pelo corpo, sangramento pelo nariz ou gengivas, dores abdominais e vômitos podem indicar dengue hemorrágica, que requer internação imediata.

Receba nossas notícias em primeira mão!