14 de Julho de 2020
20º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Atendimentos ambulatoriais são retomados no AME de Assis

Visando assistir a população de Assis e região, Unidade investe em protocolos rígidos e medidas preventivas ao retomar consultas, exames e cirurgias

Após quase três meses com restrições no funcionamento, a gestão ambulatorial da Santa Casa de Assis, gestora do Ambulatório Médico de Especialidades –AME Assis decidiu por retomar nesta semana os atendimentos na Unidade.

O objetivo foi assistir a grande demanda de Assis e região no diagnóstico de especialidades. Segundo a gerente de serviços ambulatoriais da Santa Casa de Assis, Andreia de Camargo Souza, "o AME Assis antes da pandemia já era uma ferramenta de atendimento SUS muito requisitada pelos Municípios. Com a quarentena essa demanda aumentou, visto que as Secretarias de Saúde estão focadas na Covid-19. Neste sentido, fizemos um planejamento onde revisamos todo nosso processo de atendimento de forma a garantir o oferecimento de consultas, exames e procedimentos com segurança, respeitando todas as medidas e orientações preventivas do Ministério da Saúde. Infelizmente a doença não pode esperar e nossa missão é ajudar a salvar vidas, por meio de diagnóstico rápido em diversas especialidades. Além de todo o plano de reestruturação do sistema de atendimento, também contamos com uma equipe comprometida e que tem se dedicado no cuidado e prevenção no ambiente de trabalho”, destacou ela.

divulgação


Internamente o AME disponibiliza álcool em gel para os pacientes e à equipe, todas as áreas de atendimento tem recebido higienização frequente, os locais de espera de atendimento estão estruturadas para promover distanciamento entre as pessoas, além do uso de EPIs por toda a equipe do Ambulatório.

Já relacionado ao público externo, visando garantir ainda mais segurança e proteção, algumas medidas foram adotadas nesta retomada dos atendimentos, como: o paciente somente pode entrar no prédio com máscara e a partir do horário agendado; a entrada de acompanhantes também está limitada, sendo uma pessoa e apenas de pacientes menores de 18 anos e maiores de 65 anos de idade, também de pessoas com deficiência, gestantes ou por exigência do exame, consulta ou procedimento.

divulgação


O Ambulatório também tem orientado seus pacientes que caso apresentem sintomas respiratórios, estes não venham para atendimento, cumprindo isolamento preventivo em casa e avisando a ausência por meio do telefone 18 3302-3700 ou email [email protected], pelo menos 48 horas antes da consulta. Outro cuidado destacado é durante o trajeto, principalmente se o paciente precisar usar transporte coletivo, devendo neste caso fazer uso de máscara e higienizar as mãos com frequência.

divulgação


Vale destacar que todos os pacientes agendados serão avisados da data e horário da consulta por telefone pelo setor de agendamento do AME Assis.
A gestão ambulatorial da Santa casa de Assis espera contar com a compreensão da população neste momento, visto que todas as ações visam proteger os pacientes e toda a equipe de atendimento, possibilitando assim manter, mesmo com a Pandemia um atendimento SUS de excelência para todos.

PANDEMIA COVID-19: Mesmo durante a quarentena o AME Assis manteve seu funcionamento, assistindo pacientes com indicação médica de urgência. Estes pacientes foram atendidos por meio de telemedicina e, conforme a necessidade, também de forma presencial, sempre respeitando todas as medidas preventivas pertinentes ao momento.

divulgação


Neste período e dentro das condições citadas foram realizados 5.282 atendimentos, beneficiando pacientes dos 12 Municípios Referenciados.

Durante a Pandemia a equipe do Ambulatório também atuou contatando por telefone seus pacientes, com o objetivo de verificar as condições de saúde em que se encontravam e se apresentavam sintomas respiratórios, auxiliando as Secretarias de Saúde dos Municípios no diagnóstico de casos suspeitos.

Para ver essa e outras notícias acesse www.ameassis.org.br ou www.santacasadeassis.org.br.

divulgação


Divulgação
+ VEJA TAMBÉM