Buscar no site

Dia do Idoso: especialista fala da importância de planejar a velhice

Redação AssisCity

  • 01/10/22
  • 09:00
  • Atualizado há 77 semanas

O dia 1° de outubro é dedicado a comemoração do Dia do Idoso no Brasil e também o Dia Internacional da Terceira Idade e a data tem como objetivo valorizar a pessoa idosa.

O Portal AssisCity preparou uma entrevista especial com a médica especialista em saúde do idoso, Isadora Alkmim Paião, para falar a importância de se planejar a velhice.

Segundo a medica a expectativa de vida tem aumentado a cada ano, e a velhice é uma fase que necessita de um planejamento especial.

"É comum que as pessoas planejem sua vida com aquele discurso tradicional, 'vou aposentar, viajar e curtir a vida' ou 'vou aposentar e finalmente vou fazer trabalhos voluntário', mas esquecem que nesse período aparecem diversos probleminhas de saúde, por isso o idoso precisa dedicar um bom tempo da sua rotina para se cuidar", pontuou.

Divulgação - Isadora Alckmin Paião - Foto: Divulgação
Isadora Alckmin Paião - Foto: Divulgação

Isadora ressaltou ainda que a necessidade do idoso ir ao médico é muito maior do que a de um adulto, já que com a idade avançada surgem problemas de vista, auditivos, pressão alta, diabetes, osteoporose ou desgastes nas articulações.

"Outro ponto que deve ser salientado é que muitas vezes os idosos se dedicam ao cuidado dos netos e esquecem que precisam dedicar um tempo à saúde", explicou.

Para a médica, o idoso bem-sucedido é aquele que tem um tempo para si, para praticar uma atividade física e manter outras saúdes, como a religiosa e a social. "Ele precisa ter amizades, amigos, sair, precisa praticar a sua religiosidade e para isso tudo é necessário ter um planejamento", afirmou.

Um dos exemplos citados pela médica foi de idosos com problemas de vista, que não podem se locomover sozinhos.

"Esses idosos acabam perdendo o hábito de ir na igreja, de ter amigos, porque não tem como ir nestes lugares. Por isso o planejamento é importante, principalmente o financeiro, já que um idoso vai gastar mais que um adulto", ressaltou.

Isadora termina afirmando que esse planejamento deve ser feito ao longo da vida, seja para quando formos idosos, quanto para cuidar de nossos familiares.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias