Buscar no site

Doença de Parkinson: médico de Assis fala sobre sintomas, tratamentos e precauções

A doença é mais comum em pessoas com mais de 60 anos, mas também pode afetar pessoas mais jovens

Redação AssisCity

  • 25/04/23
  • 10:00
  • Atualizado há 48 semanas

A doença é uma condição neurológica crônica que pode afetar pessoas de todas as idades, mas é mais comum em pessoas acima de 60 anos

A doença de Parkinson é uma condição neurológica crônica e progressiva que afeta principalmente o sistema nervoso motor, causando tremores, rigidez muscular e dificuldade de movimento. A doença é mais comum em pessoas com mais de 60 anos, mas também pode afetar pessoas mais jovens.

Para entender melhor sobre essa condição, conversamos com o médico neurologista Pedro Medalha, da Clínica Medalha e Andrade, em Assis, São Paulo. Segundo o Dr. Pedro, os sintomas da doença de Parkinson variam de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem tremores, rigidez muscular, lentidão de movimento e problemas de equilíbrio.

"Esses sintomas são causados pela degeneração progressiva de células cerebrais que produzem dopamina, um neurotransmissor importante para o controle do movimento", explica o Dr. Pedro. "Sem dopamina suficiente, o cérebro não pode controlar o movimento de forma eficaz, levando aos sintomas da doença de Parkinson".

divulgação - Dr. Pedro Medalha, neurologista - Foto: Divulgação
Dr. Pedro Medalha, neurologista - Foto: Divulgação

Embora não haja cura para a doença de Parkinson, existem tratamentos que podem ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. "O tratamento geralmente envolve uma combinação de medicamentos que ajudam a aumentar a produção de dopamina ou a imitar seus efeitos no cérebro", diz o Dr. Pedro. "Fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia também podem ser úteis para melhorar a mobilidade e a comunicação dos pacientes".

Além disso, o Dr. Pedro enfatiza a importância de precauções para ajudar a prevenir a doença de Parkinson. "Ainda não sabemos exatamente o que causa a doença de Parkinson, mas sabemos que fatores genéticos e ambientais podem estar envolvidos", diz ele. "Manter um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada, exercícios regulares e evitar exposição a produtos químicos tóxicos, pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver a doença".

Por fim, o Dr. Pedro ressalta que é importante que as pessoas estejam cientes dos sintomas da doença de Parkinson e procurem ajuda médica se notarem qualquer alteração em seu movimento ou equilíbrio. "Quanto mais cedo a doença de Parkinson for diagnosticada, mais cedo podemos começar o tratamento e ajudar os pacientes a manter sua qualidade de vida", finaliza o Dr. Pedro.

Serviço

Clínica Médica Andrade e Medalha

Rua José Bolfarini, 396

WhatsApp: (18) 99609-8069

Receba nossas notícias em primeira mão!