Buscar no site

Novembro Azul: Assis realizou mais de 3mil exames para diagnóstico de Câncer de Próstata em 2022

A Secretaria Municipal de Saúde preparou ações especiais para o mês dedicado ao combate da doença

Redação AssisCity

  • 22/11/22
  • 10:00
  • Atualizado há 73 semanas

O mês de novembro é dedicado aos cuidados, orientações e prevenção dos homens sobre o Câncer de Próstata.

Recebendo o nome de 'Novembro Azul' a campanha anual promove milhares de ações em todos os departamentos da sociedade, mas principalmente na área da saúde.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, no Brasil, um em cada quatro homens não faz o exame médico necessário para detectar o câncer de próstata, no entanto, um em cada seis homens poderá desenvolver a doença. Por isso, é imprescindível que todo homem acima de 50 anos faça o exame de prevenção pelo menos uma vez por ano.

Na fase inicial o câncer de próstata tem uma evolução silenciosa, quando alguns sinais começam a aparecer, geralmente 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura e o tratamento.

A Secretaria Municipal de Saúde de Assis oferece segurança e apoio aos homens para que façam seus exames e possam receber a devida orientação e segundo Karina Dalla Pala, especialista em Regulação do Sistema, o número de exames PSA realizados em 2022 aumentaram.

Até o mês de setembro os dados da Secretaria de Saúde apontaram 3.295 exames de Antígeno Prostático Específico, realizados em homens, e uma taxa em média de 20% de ausência.

"É importante ressaltar que a expectativa é de que com as ações do 'Novembro Azul' esses números aumentem e que mais homens procurem as unidades de saúde para acompanhar sua saúde e receber as orientações necessárias", destacou Karina.

A orietação é que homens acima de 40 anos procure suas unidades de saúde e façam o exame laboratorial de PSA.

Ações do mês de novembro

A Saúde de Assis preparou um cronograma especial para o cuidado com a saúde do homem, por isso basta comparecer na UBS mais próxima e ser atendido. Confira os horários:

Divulgação

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais