Buscar no site

Planejamento Familiar: conheça os benefícios de se preparar para a chegada do bebê

A especialista Camila Andrade, da clínica Andrade e Medalha, explica a importância do planejamento

Redação AssisCity

  • 13/05/22
  • 09:00
  • Atualizado há 101 semanas

O momento da gravidez é especial e um dos mais importantes na vida de um casal e da família toda. E esse acontecimento vem acompanhado de diversas alterações físicas e emocionais que podem influenciar e mudar diretamente a rotina dos pais.

De acordo com a especialista Camila Andrade, o objetivo do planejamento é garantir tranquilidade aos pais nos caminhos escolhidos.

"Ele é um conjunto de ações que podem auxiliar homens e mulheres para a chegada dos filhos e também pode ser usada para prevenir a gravidez indesejada", explica a médica.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 120 milhões de mulheres em todo mundo desejam evitar a gravidez. Por isso, a lei do Planejamento Familiar foi desenvolvida pelo Governo Brasileiro, com intuito de orientar e conscientizar a respeito da gravidez e da instituição familiar.

Divulgação - Camila Cristina Andrade de Sousa - Foto: Redes Sociais
Camila Cristina Andrade de Sousa - Foto: Redes Sociais

Camila Andrade ainda ressaltou que no caso do casal que quer engravidar, as ações são direcionadas ao planejamento, aos exames de rotina e às práticas que auxiliem a concepção. Além disso ele também abrange o pré-natal, o acompanhamento de parto, o puerpério e atendimento neonatal.

Já para casais que não querem ter filhos as ações são de contracepção e as medidas abrangem uso de contraceptivos, ou até mesmo esterilização.

"A opção de a mulher escolher se quer ou quando quer engravidar tem impacto direto sobre o bem-estar dela e uma das partes fundamentais para esse planejamento é o suporte médico. Os exames são importantes pois determinam quais os tratamentos mais indicados", explicou Camila Andrade.

O Planejamento Familiar permite o espaçamento de tempo entre as gestações e pode atrasar a gravidez em mulheres jovens com maior risco de problemas de saúde e morte por gravidez precoce. Além disso, o médico poderá auxiliar no que diz respeito a formas de contracepção que trarão menos impactos na rotina e na saúde da mulher.

Ela ressalta, que conversar com o parceiro e ter o acompanhamento médico é um passo primordial para o Planejamento Familiar, pois assim é possível compreender quais são os desejos e os objetivos de cada um.

Serviço

Clínica Médica Andrade e Medalha

Rua José Bolfarini, 396

WhatsApp: (18) 99609-8069

Receba nossas notícias em primeira mão!