16 de Outubro de 2021
20º/30º
Notícias - Saúde

Saiba quais medicamentos são mais indicados para gripes ou resfriados

Farmácia Medicamentos Brasil oferece várias opções de antigripais com ótimos preços

A mudança de temperatura afeta nosso organismo, que no frio gasta mais energia para se manter aquecido e isso reduz a sua capacidade de defesa, facilitando a transmissão de vírus.
A alternância entre dias quentes, noites frias pode causar gripes e resfriados, mas afinal, você sabe a diferença entre eles? E quais antigripais são mais indicados para adultos e crianças?

Diferente entre gripes e os resfriados

Pegou uma gripe? Tem certeza? Os sintomas como nariz entupido, espirros, dores de cabeça e no corpo podem caracterizar a gripe ou resfriado. Você sabe a diferença?

A gripe ou influenza é causada por um vírus e geralmente é caracterizada por febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre.

O resfriado também é uma doença respiratória frequentemente confundida com a gripe, mas é causado por vírus diferentes. Os sintomas do resfriado, apesar de parecidos com da gripe, são mais brandos e duram menos tempo, entre dois e quatro dias. Os sintomas são mais de origem alérgica e inclui tosse, espirros, congestão nasal, coriza, dor no corpo e dor de garganta leve. A ocorrência de febre é menos comum e, quando presente, é em temperaturas baixas.

Antigripais

Segundo o farmacêutico da Farmácia Medicamentos Brasil, Matheus Wendell Ribeiro, há uma grande variedade de antigripais no mercado de medicamentos.

"Os antigripais mais comuns são Resfenol, Cimegripe, Multigrip, Benegrip, Coristina D, Apracur, Decongex Plus. Os antigripais são apresentados das mais variadas formas, desde cápsulas e comprimidos, para adultos, até xarope e gotas para crianças. Estes medicamentos buscam apenas combater os sintomas da gripe e resfriado, eles não tem o "poder" de matar estes vírus, atuam apenas amenizando os sintomas que estes microorganismos causam. Normalmente os antigripais tem em sua composição uma combinação com 3 ou 4 princípios ativos, como antialérgicos, descongestionantes, e analgésico/antitérmico, com a finalidade de lhe proporcionar dias melhores enquanto está gripado ou resfriado ", afirma

Diante de tantas opções o farmacêutico Matheus Wendell indica um medicamento que ele acredita ser mais completo.

"O antigripal mais completo é o Resfenol, pois ele é um dos que tem além do antialérgico, um descongestionante em sua composição. É o medicamento que eu mais indico para este fim, mas cada caso é um caso, cada pessoa se adapta melhor a um determinado medicamento", diz.

Matheus ainda explica sobre a composição e a diferença entre o medicamento e os demais antigripais.

"Os antialérgicos agem realmente como o próprio nome já diz, combatendo os sintomas alérgicos, como espirros, coceira no nariz e no céu da boca, vermelhidão nos olhos. Já os descongestionantes agem combatendo a congestão nasal e a coriza, que são mais conhecidos como nariz trancado e nariz escorrendo. Essa é a diferença do Resfenol para alguns outros antigripais, pois alguns não têm descongestionantes em sua composição. Além disso, o Resfenol tem o Paracetamol em sua composição, fármaco que age como antitérmico, para abaixar a temperatura corporal em caso de febre, e analgésico, para dores de cabeça e no corpo", conclui.

Tentando evitar

Para evitar pegar doenças respiratórias, seja gripe ou resfriado, é bom sempre manter alguns hábitos de higiene como lavar as mãos, utilizar lenço descartável para limpar o nariz, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas, manter os ambientes bem ventilados e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe. É fundamental também cobrir o nariz ao tossir e espirrar. Mas não use a mão para isso. Cubra o rosto com área interna entre o braço e o antebraço, onde fica o cotovelo. Assim, você evita tocar em objetos com as mãos cheias de vírus que podem contaminar outras pessoas.


Farmacêutico da Farmácia Medicamentos Brasil, Matheus Ribeiro


Grande variedade de antigripais


Farmácia Medicamentos Brasil
Rua José Nogueira Marmontel, 890 - Centro - Assis
Telefone: (18) 3324-3030
Site


Farmácia Medicamentos Brasil


"Medicamentos podem causar efeitos indesejados, evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico"
ANVISA - RDC 44/2009
Divulgação
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ NOTÍCIAS RELACIONADAS
+ VEJA TAMBEM