Buscar no site

Santa Casa de Assis promove capacitações e apoio às equipes hospitalares e ambulatoriais durante a pandemia

Apoio psicológico, capacitações, lives e telemedicina fazem parte das ações desenvolvidas neste período de combate ao Novo Coronavírus

Assessoria Santa Casa

  • 24/05/20
  • 08:00
  • Atualizado há 204 semanas

No momento em que o mundo enfrenta a Pandemia do Covid-19 e a frase de ordem é 'fique em casa', milhões de profissionais da área da saúde se mantem em seus postos de trabalho firmes na missão de salvar vidas.

Neste sentido, a Santa Casa de Assis, nas gestões Hospitalar e Ambulatorial, tem feito sua parte neste combate, se preparando para um possível agravamento do cenário regional da doença. Além de adaptar e equipar sua estrutura, a Organização tem promovido importantes ações de cuidado e treinamento às suas equipes.

Na Gestão Hospitalar, está sendo oferecido aos colaboradores um apoio psicológico, oportunizado por meio de uma parceria com psicólogos voluntários de Assis. As equipes também estão participando de treinamentos de segurança e trato da doença, fortalecendo tecnicamente aqueles que irão atuar no atendimento e cuidado de pacientes suspeitos ou diagnosticados com Novo Coronavírus.

divulgação - Equipes participam de Lives
Equipes participam de Lives

Já na Gestão Ambulatorial, os colaboradores também tem recebido apoio psicológico, por meio de rodas de conversas desenvolvidas por psicólogos voluntários. Quanto aos treinamentos realizados nos Ambulatórios Médicos de Especialidades de Assis e de Ourinhos, eles visam além da preparação para o enfrentamento do Covid-19, uma revisão das técnicas utilizadas na realização de consultas, exames e procedimentos, oferecendo capacitação a toda a equipe frente as especialidades oferecidas nas Unidades.

Os AMEs de Assis e Ourinhos também tem inovado no atendimento e conforme as orientações da Secretaria de Estado da Saúde, que considera a importância do distanciamento social, tem promovido assistência aos seus pacientes por telemedicina, priorizando casos de urgência para atendimentos presenciais quando necessário.

Outra ação que tem promovido informação e apoio as equipes das Unidades Hospitalar e Ambulatorial é o Santo Break Time, com a realização de lives envolvendo a Provedoria e especialistas convidados, as quais são transmitidas as equipes ao vivo e de forma simultânea. As lives tem contribuído muito com o bem estar dos colaboradores, que interagem e podem esclarecer suas principais dúvidas relacionadas ao Covid-19.

divulgação - Colaboradores receberam apoio psicológico
Colaboradores receberam apoio psicológico

A Santa Casa de Assis desde o anúncio da Pandemia vem se preparando e conta com Planos de Contingência que contemplam os diversos aspectos que envolvem o trabalho das suas Unidades neste período de Pandemia, seja na assistência a pacientes, na retaguarda médica ou no atendimento dos ambulatórios de especialidades). As ações respondem as necessidades estruturais, assistenciais, de suprimentos e de recursos humanos da Organização, respeitando sempre sua grande vocação no atendimento SUS para as comunidades local e regional, e ainda, reafirmando seu compromisso de assistência em saúde com excelência, seja enquanto Unidade Hospitalar ou Ambulatorial.

A Santa Casa de Assis destaca ainda que tem fluxos definidos, que garantem a completa segurança de toda a sua equipe e de todos os que dela precisarem, seguindo todos os protocolos e orientações estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

divulgação - Santa Casa e Ames realizaram capacitações (foto registrada antes do protocolo de uso obrigatório de máscaras)
Santa Casa e Ames realizaram capacitações (foto registrada antes do protocolo de uso obrigatório de máscaras)

Receba nossas notícias em primeira mão!