Buscar no site

Santa Casa de Assis realiza 1º Workshop de Emergência em Obstetrícia

Workshop foi realizado em parceria com a FEMA

Divulgação

  • 27/10/21
  • 11:00
  • Atualizado há 128 semanas

A Santa Casa de Assis promoveu o 1º Workshop de Emergências em Obstetrícia, em parceria com a FEMA e a Associação Paulista de Medicina, com o objetivo de proporcionar o aprimoramento técnico dos profissionais que compõem a equipe da Maternidade, no Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão e em leitos vagos da Maternidade.

Participaram do evento os Médicos Obstetras que atuam na instituição, as Enfermeiras Obstetrizes, Técnicas e Auxiliares de Enfermagem, bem como os alunos do Curso de Medicina que abrilhantaram o encontro atuando como figurantes na simulação das atividades práticas.

Este Workshop foi organizado por iniciativa do Dr. Carlos Sartorão Filho, diante da filosofia da administração e da gerência medica da Santa Casa de Assis de atualizar criteriosamente e frequentemente os protocolos, e treinar as equipes para a implementação adequada dos mesmos.

divulgação

O Professor Carlos Sartorão Filho contou com uma competente equipe de médicos que atuam na Maternidade: Dr. Andre Luiz da SIlveira, Dra. Julia Stapani, Dra. Lilian Orsolini, Dr. Milton Burlim Junior e Dr. Rafael Spera e abordou estações práticas de situações imprevisíveis que podem ocorrer durante um parto: Distocia de ombro, Parto pélvico, Urgências hipertensivas e Hemorragia pós-parto.

O Coordenador Assistencial, Enfermeiro Edmar Luis de Oliveira, manifestou sua grande satisfação pelo sucesso do evento: "Certamente contribuiu com o aprimoramento contínuo das equipes que já atuam com extrema dedicação e excelência, fazendo da Maternidade uma referência para Assis e região".

divulgação

A Provedora da Santa Casa de Assis, Profª Drª Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade agradeceu ao Dr. Carlos Sartorão Filho e a todos os profissionais e alunos envolvidos nas dinâmicas e afirmou:

"Como Enfermeira Obstetra em minha formação entendo que a Maternidade é o grande portal para a vida, fazendo com que os Médicos, Enfermeiras, Técnicas e Auxiliares de enfermagem que ali atuam, se tornem os grandes protagonistas das histórias de muitos cidadãos de Assis e de cidades circunvizinhas. São profissionais de extrema qualidade que precisam ser valorizados e destacados pois, além de suas funções técnicas, desempenham suas atividades com carinho e devoção. Agradeço o envolvimento e o desprendimento de todos os organizadores e participantes que, num domingo pela manhã, deixaram seu descanso e suas famílias para participarem das atividades. Isto mostra o elevado grau de comprometimento de todos para que a Maternidade da Santa Casa de Assis cumpra seu papel com excelência, como vem acontecendo, e possibilitando o nascimento de um significativo contingente de crianças em nossa região".

divulgação

Segundo dados do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC), entre 2016 e 2020, na cidade de Assis, a Santa Casa de Assis realizou o parto de 59% dos nascidos enquanto as outras instituições, somadas, são responsáveis por apenas 41% dos partos.

A Maternidade da Santa Casa de Assis presta assistência 24 horas às gestantes do SUS e também particulares e de convênios privados, por profissionais especializados. Sua estrutura tem sido remodelada e modernizada para proporcionar conforto e qualidade nos atendimentos e internações, destinados exclusivamente à obstetrícia, ou seja, não existem pacientes com outras patologias sendo assistidas no mesmo local. Este aspecto é o diferencial desta Maternidade, o que garante maior segurança com um menor risco de infecções e complicações.

divulgação

divulgação

divulgação

Receba nossas notícias em primeira mão!