08 de Março de 2021
20º/30º
Notícias - Saúde

Santa Casa de Casa de Assis mantém atendimento seguro na pandemia

UTIs e enfermarias totalmente isoladas e exclusivas impedem contato entre pacientes Covid-19 e não Covid-19

A Santa de Assis possui fluxos e protocolos rigorosos garantindo a segurança de pacientes e equipes desde o início do enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. No Hospital, UTIs e Enfermarias ficam totalmente isoladas e são exclusivas, não permitindo nenhum tipo de contato entre pacientes Covid-19 e não Covid-19. A Maternidade também oferece segurança às gestantes e parturientes, haja vista que mantém equipes de enfermagem distintas para o acolhimento a essas pacientes.

O Pronto Atendimento Adulto e Pediátrico, que oferece atendimento para particular e convênios, mantém um protocolo seguro no acolhimento de pacientes com sintomas gripais. Vale ressaltar que a internação de pacientes para tratamento de outras doenças é feita de forma separada daqueles que apresentam possíveis sintomas de Covid-19. Sempre seguindo todos os protocolos para que não haja contato entre pacientes.

Também, o Hospital Central no Sistema Único de Saúde - SUS, tem credenciados pelo Ministério da Saúde, dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva e dez leitos de clínica médica - para casos mais leves, sem necessidade de assistência ventilatória. No atendimento de particular e convênios, são cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva e dez leitos de clínica médica - também para casos mais leves, sem necessidade de assistência ventilatória.

Para possibilitar agilidade no diagnóstico da doença, a Santa Casa conta o Laboratório de Análises Clínicas onde são oferecidos exames sorológicos por metodologia de Quimioluminescência (IGG e IGM), testes rápidos por Imunocromatografia (IGG e IGM) e por Fluorescência (pesquisa de Antígeno) e Exames Moleculares (RT - PCR).

Desde o início da pandemia, a Santa Casa de Assis tem priorizado os Planos de Contingência que contemplam diversos aspectos, seja na assistência a pacientes, retaguarda médica ou na capacitação permanente de sua equipe.

Neste sentido, a provedora da organização gestora, Profª Drª Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade, ressalta o trabalho realizado desde o início da pandemia, em março de 2020. "A Santa Casa tem se dedicado à assistência aos pacientes suspeitos ou com diagnóstico confirmado de Covid. Desde o princípio da pandemia, nós organizamos alas exclusivas, tanto na UTI para atendimento exclusivo de Covid, como na Ala de Enfermaria exclusiva para atendimento de pacientes suspeitos ou com diagnóstico confirmado de Covid. Isso fez muita diferença e agradecemos a todos os profissionais que usaram corretamente os EPIs, seguiram os fluxos, os protocolos e os processos que foram organizados desde o princípio", destaca a provedora Telma.

Estas ações respondem às necessidades estruturais, assistenciais, de suprimentos e de recursos humanos da Organização, respeitando sempre sua vocação no atendimento SUS para as comunidades local e regional e, ainda, reafirmando seu compromisso de assistência em saúde com excelência, seja enquanto Unidade Hospitalar ou Ambulatorial.

Ademais, a Santa Casa de Assis destaca seus fluxos definidos, que garantem a segurança de sua equipe e de todos os que dela precisarem, seguindo os protocolos e orientações estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Para saber mais acesse www.santacasadeassis.org.br ou ligue (18) 3302-3311. Para agendar exames de Covid-19 ligue diretamente no Laboratório da Santa Casa de Assis (18) 3302-3343.
Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Assis
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM