Saúde de Assis divulga novo boletim da dengue com confirmação oficial da 1ª morte
Além da dengue, baixa cobertura vacinal contra a Influenza e COVID-19 preocupam a secretaria
Redação AssisCity
- 03/07/24
- 15:00
- Atualizado há 22 semanas
Nesta terça-feira, dia 2 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde de Assis divulgou um novo Boletim Epidemiológico com os dados referentes à dengue na cidade. Até o momento, 11.167 pessoas já foram notificadas com sintomas de dengue só em 2024. Segundo a SMS, as notificações também inclui moradores de outros municípios. Veja outros dados:
- 5.090 pessoas com exame positivo para a doença;
- 5.757 pessoas com exame negativo para dengue;
- Apenas 1 morte por dengue registrada no município em 2024.
Outras doenças que preocupam
Entre os dias 1º de janeiro e 25 de junho de 2024, a SMS também registrou 49 casos de doenças respiratórias, como Influenza e COVID-19. Segundo apuração realizada pelo Portal AssisCity, a baixa cobertura vacinal é um fator de grande preocupação para o município.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Assis, Aline Biondo Alcântara, comentou. "A cobertura vacinal contra Influenza, que inclui proteção contra H1N1, H3N2 e Influenza B, é de apenas 32,79%, com 19.855 vacinados. A vacina tem sido ofertada desde 23 de março ao grupo prioritário e, desde abril, a toda população em geral, estando disponível em todas as ações", alertou.
1º óbito oficial por dengue em Assis
Quase um mês após a morte de Camila Borges, jovem de 27 anos que faleceu em 4 de junho, a SMS também emitiu um comunicado na noite desta terça-feira, 2 de julho, confirmando a causa da morte como complicações da dengue. O laudo final, expedido pelo laboratório Adolfo Lutz, já havia sido confirmado anteriormente pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.
No comunicado, a SMS declarou: "A morte era suspeita pela doença desde o boletim epidemiológico publicado no último dia 5 de junho, e a Saúde seguiu com todos os protocolos para casos como esse. A primeira morte suspeita, a de uma senhora de 82 anos, foi descartada para dengue na última semana após exames laboratoriais".