01 de Dezembro de 2022
20º/30º
Notícias - Saúde

Saúde de Assis zera fila de espera para exames de mamografias

As ações realizadas ao longo de 2022 refletiram no andamento dos exames

O mês de outubro é conhecido por fazer menção a prevenção e diagnóstico precoce ao câncer de mama, simbolizado por um laço rosa. Assis tem motivos para comemorar esse mês alusivo tão importante, já que atualmente a fila para exame de mamografia está zerada.

A agilidade no acolhimento, aliado a ações nas unidades, a visita da carreta da mamografia no começo do ano, com a realização de mais de 400 exames, fez com que a espera entrasse em uma rotina considerada ágil e normal.

divulgação


Em comparação com outubro de 2021, o cenário atual tem ainda mais motivos comemorar, já que na época, 234 pessoas aguardavam para ser chamadas.

"Foi feito uma união de esforços para que chegássemos nesse momento e pudéssemos comemorar o Outubro Rosa, como deve ser comemorado. Não temos mulheres em fila de espera, mas sabemos que muitas delas não acessaram esse serviço, então esse processo de oferta de exame e ações educativas são fundamentais para ampliarmos a cobertura", comemora a secretária da Saúde, Cristiani Silvério.

O diagnóstico precoce do câncer de mama permite um tratamento conservador (com a preservação da mama), e reduz a mortalidade em até 25%.
Assessoria PMA
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM