Buscar no site

Saúde no verão: a importância dos cuidados com a pele e os olhos

A radiação solar pode causar quadros de queimaduras, manchas, alergias, envelhecimento precoce, rugas, câncer, catarata, fotoconjuntivite, fotoqueratite, degeneração macular, entre outros

Divulgação

  • 27/12/22
  • 20:00
  • Atualizado há 69 semanas

Para muitas pessoas, os meses de dezembro e janeiro são sinônimos de férias de verão, período recheado de lazer, viagens, praia e sol. Apesar do momento ser de descanso, a preocupação com a saúde dos adultos e das crianças não deve ser esquecida. Muito se fala a respeito da importância de proteger o corpo contra os raios solares nocivos, porém os cuidados não devem ficar restritos à pele, sendo necessário lembrar que os raios ultravioleta (UV) também podem prejudicar os olhos e a visão.

Nas regiões praianas, escolhidas por muitas pessoas para a passagem da temporada de verão, a exposição à radiação solar acaba sendo maior do que nas regiões urbanas, muito disto por conta do reflexo da luz na água e na areia branca. A exposição prolongada ao sol, sobretudo sem a proteção adequada, pode causar diversos danos à saúde, como queimaduras em diferentes graus, manchas na pele, alergias, envelhecimento precoce, rugas e até mesmo câncer. Desta forma é preciso um cuidado redobrado, evitando exposição direta ao sol entre 10h e 16h, usando chapéus, bonés e roupas com proteção solar e ficando debaixo de tendas e guarda-sóis. Além disso, o uso do protetor solar é imprescindível, devendo sempre ser reaplicado após a pessoa entrar no mar ou na piscina e em caso de suor excessivo.

A pele não é o único órgão afetado pela radiação ultravioleta, que também pode causar sérios danos aos olhos e à visão, provocando quadros de catarata, fotoconjuntivite, fotoqueratite e degeneração macular. Por isso, a Lenscope, healthtech que criou uma jornada 100% digital na aquisição de lentes para óculos em um processo simples, eficiente e funcional, aponta a importância do uso de lentes com filtros UV, uma das maneiras mais eficazes de proteger os olhos da radiação ultravioleta.

A camada protetora pode ser aplicada em óculos de grau e de sol, prevenindo que os raios ultravioleta atinjam os olhos e oferecendo mais conforto e segurança ao utilizador. Atualmente, é possível encontrar diferentes opções de óculos bloqueadores no varejo óptico, tanto para as variações de raios UVA (responsáveis pelo envelhecimento acelerado), quanto UVB (contribuem para as queimaduras solares, ardências e alergias).

"É importante que as pessoas tenham um cuidado pleno com a saúde, não esquecendo dos olhos. As lentes fornecidas pela Lenscope, por exemplo, têm tratamentos UVA e UVB inclusos em todos os casos, mas independente da solução escolhida é importante que o consumidor exija os tratamentos necessários de marcas confiáveis e de boa procedência", afirma Makoto Ikegame, CEO e Cofundador da Lenscope.

Receba nossas notícias em primeira mão!