Buscar no site

"Somos um instrumento de Deus e para salvar vidas tivemos que nos reinventar", diz o médico infectologista Paulo Eduardo Freitas

Ele trabalha na Santa Casa de Assis, no Hospital Regional de Assis e Prefeitura de Assis, como plantonista, e ainda é coordenador médico da UPA

Redação AssisCity

  • 30/03/21
  • 12:00
  • Atualizado há 156 semanas

A partir de hoje o Portal AssiCity, em parceria com a Santa Casa de Assis, apresenta os heróis da pandemia da instituição, que vão representar profissionais da saúde do Brasil e do mundo que estão na linha de frente no combate à COVID-19. São eles que arriscam suas vidas, afastam-se de seus familiares, fazem horas e horas de plantões e vibram quando salvam vidas.

O primeiro herói da pandemia é o médico infectologista Dr. Paulo Eduardo Freitas.

O médico infectologista Paulo Eduardo Freitas, de 50 anos, após concluir a faculdade de Farmácia decidiu que seu sonho de criança, sem influência dos pais, deveria se tornar realidade. Mas, nunca imaginou que depois de 8 anos formado em Medicina, enfrentaria um momento tão difícil na história da humanidade.

Casado, pai de dois filhos, Isabella de 16 anos e Felipe de 8, ele considera a Medicina "um dom dado por Deus para aliviar o sofrimento e a dor do próximo", hoje trabalha horas e mais horas e fala como é atuar na linha de frente dessa pandemia.

"Atuar como médico na linha de frente dessa pandemia significa ter medo de se contaminar e passar essa doença para a família. Mas é preciso ter coragem e tentar amenizar o sofrimento das pessoas. É triste ver uma pessoa agonizando por falta de ar e às vezes não ter o que fazer mesmo tentando tudo o que estiver ao seu alcance. Sinto isso em mim e nos meus colegas", relata.

Dr. Paulo fala também do maior desafio dos profissionais de saúde nesse momento: "Acredito que nosso maior desafio é reinventar os conceitos da medicina diante de uma doença nova. Isso talvez explique a capacidade do ser humano em se adaptar e a própria evolução da espécie".

O médico, que tem uma jornada pesada, trabalha na Santa Casa de Assis, no Hospital Regional de Assis, como plantonista, e ainda é coordenador médico da UPA, e plantonista da Prefeitura de Assis, diz que jamais imaginou viver isso. "Nunca imaginei ver isso. Tudo muito novo, não tínhamos estrutura física, medicamentos", relata.

Divulgação - Médico infectologista Dr. Paulo Eduardo Freitas queria exercer a profissão desde criança
Médico infectologista Dr. Paulo Eduardo Freitas queria exercer a profissão desde criança

Para ele, salvar vidas é um propósito de Deus e se enche de alegria ao ver um paciente ter alta: "Somos um instrumento na mão de Deus. Além de medicações e oxigênio, temos que dar esperança aos pacientes. Digo a eles, quando dou alta 'Você é um vencedor, vida que segue'. Por outro lado, dói na alma ver tantas vidas perdidas, mas temos que ser fortes e não passarmos nossas aflições aos pacientes e à nossa equipe".

O médico lamenta a população não contribuir para cessar a pandemia e aliviar profissionais de saúde da linha de frente: "a população poderia ter ajudado mais. A saída para uma festa, até entre famílias, pode representar levar a doença para pais, avós. Presenciei muito isso desde fevereiro do ano passado".

Sobre uma jornada de muitas horas e o pouco tempo de convívio com a família e com as pessoas que ama, o médico infectologista diz: "Fico muito tempo longe de meus filhos e tenho muito medo de voltar para casa e contaminá-los. O medo de contaminar filhos, mãe, pai é terrível. Triste não ver minha mãe pessoalmente por meses. Deus nos proteja e nos dê força pra continuar".

Nos próximos dias vamos trazer mais heróis da pandemia da Santa Casa de Assis das diversas áreas, médicos, enfermeiros, limpeza, acompanhe.

Receba nossas notícias em primeira mão!