Buscar no site

Você sabia que o Diabetes pode causar problemas nas mãos?

Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão explica como

  • 18/11/22
  • 09:00
  • Atualizado há 74 semanas

O diabetes mellitus é uma síndrome metabólica que atinge aproximadamente 12,3 milhões de pessoas no Brasil e que faz com que o organismo produza pouca ou nenhuma insulina, hormônio necessário para a digestão dos açúcares. A doença, que tem o dia14 de novembro como o seu dia mundial de prevenção e tratamento, pode causar diversos problemas e complicações, podendo afetar até as mãos do paciente, como diz o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), Dr. Samuel Ribak.

O especialista explica que nívies elevados de glicemia (glicose no sangue) e retenção de líquidos causados pelo diabetes atingem os nervos, causando a neuropatia diabética. "Entre os nervos afetados, podemos citar o nervo mediano no punho, causando a Síndrome do Túnel do Carpo, com incidência estimada em 14% dos pacientes diabéticos sem neuropatia e em 30% daqueles com neuropatia diabética", fala Ribak. "A Síndrome do Túnel do Carpo é frequente no paciente diabético não somente pela glicemia elevada mas também pela retenção de líquidos que causa inchaço no punho", completa o cirurgião da mão.

Outro problema comum nas mãos de pacientes diabéticos é o chamado "dedo em gatilho", condição que gera edema e processo inflamatório nos tendões flexores dos dedos e que, semelhante à Síndrome do Túnel do Carpo, é causado pelo acúmulo de líquidos, dificultando a mobilidade dos dedos e por conseqüência, o seu bloqeuio.

Uma terceira condição é a contratura de Dupuytren, ou fibromatose palmar, doença na qual um ou mais dedos se contraem, ficando dobrados para dentro da palma da mão. "Geralmente, o primeiro sinal da doença começa com um nódulo na palma da mão, próximo ao dedo anelar ou do menor dedo. A pessoa pode confundir o nódulo com um calo e, normalmente, não apresenta dor", explica o especialista. "Com o avanço da doença, outros nódulos aparecem, levando a formação de uma corda que pode causar a contração dos tendões dos dedos, flexionando-os", acrescenta.

O presidente da SBCM ressalta que, ao perceber qualquer dor ou rigidez nas mãos, um médico especialista em cirurgia da mão da SBCM deve ser procurado. E se for constatada uma relação da lesão nas mãos com o diabetes, um tratamento em conjunto com o médico endocrinologista é indicado.

Receba nossas notícias em primeira mão!